Demonstrações contábeis

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Demonstrações Contábeis
Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxofinanceiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.”.
Em outras palavras, as demonstrações contábeis são um grupo de informações que contem a situação financeira e patrimonial de uma entidade e que deve ser divulgado pelamesma entidade para o conhecimento de seus sócios, acionistas ou outros interessados com a finalidade de ajudar na tomada de decisões.
Esse grupo de informações é composto pelo Relatório da Administração, pelas Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o pelo Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).
Segundo a Lei6.404/76, as demonstrações exigidas para as empresas de capital aberto são: Balanço Patrimonial; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; e Demonstração do Valor Adicionado.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativamente e qualitativamente, emdeterminada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
O balanço é composto de um cabeçalho, onde deverá conter a denominação da empresa, título da demonstração (exemplo: balanço patrimonial) e data de encerramento. Ele deverá ser demonstrado de forma sintética, ou seja, as contas de mesmas características deverão ser agrupadas.
O Ativo deverá estar indicado no lado esquerdo ou na partesuperior do balanço. O Passivo no lado direito na parte inferior, e o Patrimônio Líquido será demonstrado no lado direito ou inferior, somado ou subtraído do passivo caso seja negativo.
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, as mutações nos resultados acumulados daentidade.
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará: o saldo no início do período; os ajustes de exercícios anteriores; as reversões de reservas; a parcela correspondente à realização de reavaliação, líquida do efeito dos impostos correspondentes; o resultado líquido do período; as compensações de prejuízos; as destinações do lucro líquido do período; os lucros distribuídos;as parcelas de lucros incorporadas ao capital; o saldo no final do período.
Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício demonstra o desempenho econômico de uma empresa é um resumo ordenado das receitas e despesas, não envolvendo entrada e saída de dinheiro. Ao demonstrar como foi formado o lucro ou prejuízo através dessa demonstração é possível identificar asvariações do patrimônio líquido demonstrado no balanço patrimonial.
A Demonstração do Resultado compreenderá: as receitas e os ganhos do período, independentemente de seu recebimento; os custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas.
De acordo com a Lei 6.404/76, as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício: areceita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações Contábeis
  • Demonstrações Contábeis
  • Demonstrações Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!