Demonstrações contábeis

Páginas: 48 (11798 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
UNIÃO DO ENSINO SUPERIOR DE NOVA MUTUM DIREÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

PÓS GRADUÇÃO LATO SENSU EM CONTROLADORIA E FINANÇAS MÓDULO CONTABILIDADE EMPRESARIAL PROF ANDRÉ LUIS ROSSONI
http://lattes.cnpq.br/4416407223718265 (Curriculo Lattes)

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Nova Mutum / 2010

1 Demonstrações Contábeis
1.1 Relatórios Contábeis
Relatório contábil é a exposiçãoresumida e ordenada dos principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Os relatórios contábeis são conhecidos como informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as Demonstrações Financeiras (terminologia utilizada pela Lei das SA), ou Demonstrações Contábeis (terminologia preferida por muitos contadores).

Demonstrações Financeiras e a Lei dasSociedades por Ações A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social (ano), a diretoria fará elaborar, com base na escrituração contábil, as seguintes Demonstrações Financeiras (ou Demonstrações Contabeis): Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do ValorAdicionado (Apenas para as Cias. Abertas).

Notas Explicativas Para complementar dados das demonstrações relacionadas, existem as Notas Explicativas que, na verdade não são Demonstrações Financeiras; servem apenas para complementá-las.

Exercício Social O exercício social tem a duração de um ano, não havendo necessidade de coincidir com o ano civil (1/1 a 31/12), embora, na maioria das vezes,assim aconteça. Os proprietários da empresa definirão a data do termino do exercício social, que não deverá ser alterada, a não ser em condições supervenientes.

Empresas Limitadas. Pela Legislação do Imposto de Renda, as Sociedades Limitadas devem seguir parte dos dispositivos da Lei das Sociedades por Ações. Embora não seja necessária a publicação das Demonstrações Financeiras por parte dasempresas pequenas e médias

“Ltda”, devem essas empresas estruturar suas demonstrações nos moldes das S.A., para melhor atender às exigências do Imposto de Renda. Porém, as empresas de grande porte (inclusive as limitadas), ou seja, empresas com Ativo Total superior a R$ 240 milhões ou Receita Bruta Anual superior a R$ 300 milhões, deverão elaborar as Demonstrações Financeiras nos moldes da Leidas Sociedades Anônimas, Lei nº 11.638/07.

1.2 Balanço Patrimonial
Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. O Balanço Patrimonial (BP) é constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominada Passivo e Patrimônio Líquido. A coluna do lado esquerdo é denominada Ativo. Atribui-se o lado esquerdo ao Ativo e o direito aoPassivo e Patrimônio Líquido por mera convenção. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Balanço Patrimonial Ativo Passivo

Lado Esquerdo Ativo

Lado Direito

São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa. Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos em contas bancárias, títulos de crédito etc. Se o bem ou direito não for de propriedade da empresa, não constará do seu Ativo. Os funcionários de uma empresa não são contabilizados como Ativo, pois não são propriedades da empresa. Uma empresa que possui uma marca conhecida no mercado não poderá evidenciála como Ativo,embora seja um bem (intangível) de sua propriedade, pois é difícil avaliá-la (a marca) monetariamente. Exceção haverá quando a marca for comprada de terceiros. Se a empresa tiver um Título a Receber de uma empresa falida, este não será Ativo, pois não há possibilidade de convertê-lo em dinheiro; não traz benefício algum para sua portadora (veja-se que o título é um dinheiro, de propriedade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações Contábeis
  • Demonstrações Contábeis
  • Demonstrações contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!