Demonstração do valor adicionado

Páginas: 7 (1660 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
FABEC BRASIL – Faculdade Brasileira de Educação e Cultura

Curso de Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade

Ariane Thaís Rodrigues

Israel Pereira Lima

Rilary Ferreira Calixto

DVA – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

GOIÂNIA
2011
Ariane Thaís Rodrigues

Israel Pereira Lima

Rilary Ferreira Calixto

DVA – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Trabalho apresentado aoDepartamento de Ciências Sociais Aplicadas da Fabec Brasil – Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, sob a orientação da Professora Maria Odilma como parte da NT-1 da disciplina Análise de Balanço, turma A5/CN.

GOIÂNIA
2011
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

A Demonstração do Valor Adicionado – DVA foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, queincluiu o inciso V ao art. 176 da Lei 6.404/76.

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

A Demonstração do Valor Adicionado – DVA tem a função de identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração.

Segundo a NBC T 3.7 – Demonstração do Valor Adicionado (ResoluçãoCFC 1.010/2005), a DVA é destinada a evidenciar, de forma concisa, os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e a sua distribuição. As informações devem ser extraídas da contabilidade e os valores informados devem ter como base o princípio contábil da competência.

O valor adicionado (ou valor agregado) constitui-se das receitas obtidas pelaempresa em razão de suas atividades deduzidas dos custos dos bens e serviços adquiridos de terceiros para a geração dessas receitas. É, portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formação do Produto Interno Bruto – PIB do país. O valor adicionado demonstra a contribuição da empresa para a geração de riqueza da economia, resultado do esforço conjugado de todos os seus fatores de produção.

A DVAevidencia os aspectos econômico e social do valor adicionado. Sob a ótica econômica, expressa o desempenho da entidade na geração da riqueza e a sua eficiência na utilização dos fatores de produção, comparando os valores de saída com os valores de entrada. Sob o ponto de vista social, demonstra a forma de distribuição da riqueza gerada: a participação dos empregados, do governo, dos agentesfinanciadores e dos acionistas, além da parcela retida pela empresa. Trata-se, desse modo, de uma importante fonte de informações, à medida que apresenta elementos que permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração de riqueza, bem como dos efeitos sociais oriundos da distribuição dessa riqueza.

Assim, o valor adicionado representa a remuneração dos esforçosdesenvolvidos para a criação da riqueza da companhia, tais como os trabalhadores, que fornecem a mão-de-obra, os investidores e acionistas, que fornecem o capital, os financiadores, que emprestam os recursos, e o governo, que fornece os serviços públicos e a infraestrutura sócio-econômica. A DVA evidencia não só a origem dessa riqueza, mas também a destinação de suas parcelas aos agentes que contribuírampara sua formação.

A CVM já vinha incentivando e apoiando a divulgação voluntária da DVA. Atualmente essa demonstração é obrigatória para as companhias abertas, segundo o art. 176, V, da Lei 6.404/76, incluído pela Lei 11.638/07, que modificou também o artigo 188 da Lei das S.A. O artigo 188, II, reza hoje que a DVA indicará, no mínimo, o valor da riqueza gerada pela companhia, a suadistribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.

Apresentamos a seguir um exemplo de DVA baseado no modelo sugerido pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP – FIPECAFI/USP, tendo em vista, ainda, o disposto na NBC T 3.7 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dva
  • Demonstração de Valor Adicionado
  • DVA – Demonstração do Valor Adicionado
  • Demonstração do Valor Adicionado
  • DVA
  • Dva
  • Demonstração do valor adicionado
  • Dva demonstração do valor adicionado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!