DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Demonstração de Resultado – Aspectos Legais e Societários



A Demonstração do Resultado do Exercício é a representação dos fatos que ocorreram durante um exercício social em razão das operações realizadas pela empresa, tendo em vista o seu objeto social, com a finalidade de evidenciar o resultado líquido daquele exercício social. É uma medida do desempenho operacional da empresa, durantedeterminado período. A demonstração do resultado observa o princípio da competência e evidencia a formação dos vários níveis de resultados, mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas, tais como Resultado Operacional, Resultado não Operacional, Resultado Antes do Imposto de Renda, Resultado Líquido.

Para determinar o resultado do exercício social, sãocomputados:

a) as receitas ganhas no período, independente de seu recebimento;

b) os custos, despesas e perdas incorridos, correspondentes a essas receitas, independente de seus pagamentos







Critérios básicos de apresentação - A Demonstração do Resultado do Exercício, abreviada por D.R.E., deve ser apresentada de forma vertical e é disciplinada pelo art. 187 Lei 6404/76:

Receita

(-) Custo total incidente sobre a venda

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas (Vendas, Financeiras, Administrativas)

(=) Lucro operacional

(-) Receitas e despesas não operacionais
(=) Lucro Líquido


Medida de desempenho operacional

A demonstração do resultado informa o desempenho operacional de uma empresa referente a um determinado período. Esse desempenho poderá ser comparado com oobtido em outros períodos, permitindo comparação de resultados de várias gestões.

Abordagens para a mensuração de desempenho operacional

Regime de Caixa

É um regime teórico adotado por poucas empresas, por meio do qual é possível reconhecer as receitas e despesas, quando elas são efetivamente recebidas e pagas.

Regime de Competência

Conforme vimos na aula 3, a contabilidade de grandeparte das empresas obedece ao princípio da competência de exercícios, por meio do qual a empresa reconhece suas receitas quando ocorre o fato gerador da receita da venda de seus bens e serviços. A contabilidade considera a receita gerada no exercício social em que os bens ou serviços vendidos foram entregues ao cliente, não importando se houve ou não o recebimento monetário da venda. O regime decompetência, as oportunidades de manipulação do lucro são mais estreitas. A confrontação das receitas com despesas a elas associadas funciona como um princípio orientador que limita a escolha da época de reconhecimento das receitas e despesas

Conceito de Receita

Considera-se Receita a entrada de bens ou direitos para o ativo, os quais se originaram da venda de mercadorias, de produtos ou daprestação de serviços. As receitas normalmente resultam das atividades principais ou das operações centrais da empresa durante um período, atendendo aos seus objetivos sociais.
RECEITA BRUTA DE VENDAS E SERVIÇOS

O art. 187 da Lei 6.404/76 instrui que a demonstração do resultado do exercício deverá discriminar: a receita bruta de vendas, as deduções de descontos e abatimentos incondicionaissobre as vendas e os impostos, demonstrando, assim, a receita líquida das vendas.

A contabilização deverá obedecer ao mesmo critério, as vendas contabilizadas pelo valor bruto, incluindo o valor dos impostos. Os impostos, as devoluções e os abatimentos deverão ser contabilizados em contas individuais (redutoras das vendas brutas).

Critérios para reconhecimento da receita

O regime decompetência reconhece as receitas quando ambos os eventos ocorrem:

A empresa já entregou as mercadorias ou produtos, ou realizou todos os serviços que tem que realizar, ou a maior parte deles.

A empresa recebeu em unidades monetárias ou outro ativo que possa ser medido com precisão razoável – uma duplicata, por exemplo.


Importante destacar que o momento do reconhecimento da receita de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstração do resultado do exercício
  • demonstração de resultado de exercicio
  • Demonstração Resultado do Exercicio
  • Demonstração do resultado do exercício
  • MODELO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO
  • Demonstração do Resultado do Exercício
  • Apuração e demonstração do resultado do exercício
  • Demonstração de resultado de exercício

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!