Demonstração do fluxo de caixa

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
1 CONCEITO DE DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO CAIXA

A Demonstração de Fluxo de Caixa – D.F.C. é a previsão de entradas e saídas de recursos econômicos – financeiros e monetários, por um determinado período de tempo, ou seja, o objetivo principal da Demonstração do Fluxo de Caixa é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo.Essa previsão é realizada com base nos valores apurados nos levantamentos econômicos atuais da empresa, levando, porém, em consideração o levantamento das informações apuradas nessa mesma previsão.
Portanto, a Demonstração do Fluxo de Caixa demonstra a origem e a aplicação de todo o dinheiro que transitou pelo Caixa em um determinado período e o resultado desse fluxo.

2 O OBJETIVO DADEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

O principal objetivo dessa ferramenta é fornecer informações para a tomada gestão da empresa, tais como:
* Verificar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos;
* Aplicar as sobras de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez.
* O fluxo de caixa éconsiderado uma as principais ferramentas de análise e avaliação de uma empresa, facilitando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa, incluindo as contas:
* Caixa;
* Contas correntes em bancos;
* Contas de aplicações;
* Receitas;
* Despesas;
* Previsões.
As decisões relacionadas a compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócioscaptação ou pagamento de empréstimos e desinvestimentos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos.
Devido a sua importância e simplicidade poderá ser utilizado por empresas de qualquer porte. Entretanto não foi exigida pela Lei 11.638/2007 para as micro e pequenas empresas.

3 OBRIGATORIEDADE DE PUBLICAR A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO CAIXA

Conforme a Lei11.638 de 2007, todas as empresas constituídas na forma de Sociedades Anônimas, companhias de capital aberto, são obrigadas a publicar a Demonstração de Fluxo de Caixa, exceto as que tiverem patrimônio líquido inferior a R$ 2 milhões.

4 MONTAGEM DO FLUXO DE CAIXA

Para a montagem do fluxo de caixa devemos considerar as seguintes informações:

Entradas:
a) contas a receber;
b)empréstimos;
c) dinheiro dos sócios.

Saídas:
a) contas a pagar;
b) despesas gerais de administração (custos fixos);
c) pagamento de empréstimos;
d) compras à vista.
Para a elaboração do fluxo de caixa, a empresa precisa ter internamente os dados organizados que permitam a verificação das contas a receber, contas a pagar.
A projeção pode ser realizada mês a mês, trimestre a trimestre ano a ano ouaté mesmo em bases diárias. Sinteticamente, podemos afirmar que Fluxo de Caixa é a demonstração das receitas e despesas em um dado período de tempo.

5 Apresentação do Relatório de Fluxo de Caixa

Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve sersegmentado em três grandes áreas:
I. Atividades Operacionais;
II. Atividades de Investimento;
III. Atividades de Financiamento.
As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.
As Atividades de Investimentosão os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.
As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstração do Fluxo de caixa
  • Demonstração Fluxo de caixa
  • Demonstracao de fluxo de caixa
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstração de fluxo de caixa
  • DFC, Demonstração de Fluxos de Caixa
  • Demonstração de fluxos de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!