Demonstração do Fluxo de caixa

Páginas: 17 (4143 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Julho 30, 2013
Categoria: Contabilidade
inShare
Principais Conceitos, Apresentação e Divulgação
(Série CASP: Resumos das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) 

Paulo Henrique Feijó 

1.    Introdução
A Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC foi uma das novidades trazidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadasao Setor Público – NBCASP, que posteriormente passou a integrar os anexos da Lei 4.320/1964 e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Püblico – MCASP.

Pode-se se dizer que no modelo contábil anterior a essas alterações o Balanço Financeiro se propunha a ser a DFC das demonstrações brasileiras. Entretanto o Balanço Financeiro traz consigo todo o viés orçamentário o que ao final o torna umapeça diferente da DFC. Dessa forma, para o processo de convergência internacional foi necessário incluir a DFC como demonstração obrigatória.

Neste texto, conceitos básicos que se repetem em todas as normas como de “empresas estatais” e “benefícios econômicos futuros”foram excluídos, pois já foram aboradados quando no resumo da NICSP 1.

Considerando que o resumo visa dar uma visão geral dasnormas, algumas regras específicas não foram incluídas no texto. Logo, a leitura deste resumo não invalida o conhecimento completo da norma internacional e é recomendável que sempre se busque a íntegra do texto, principalmente em casos de dúvidas ou análises de operações complexas para fins de definição de procedimento contábil.


2.    Objetivo da NICSP 2
A Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFCidentifica as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa, os itens de consumo de caixa durante o período coberto pelas demonstrações contábeis (ou exercício financeiro) e o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis. As informações dos fluxos do caixa de uma entidade são as entradas e saídas de caixa e de equivalentes de caixa. Estas informações são úteis para proporcionar aosusuários das demonstrações contábeis, uma base de informações para comprovação de conduta de responsabilidade na gestão do patrimônio público por meio da prestação de contas (accountability) e para a tomada de decisões. O conceito de Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis. Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que sãoprontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

A Informação dos fluxos de caixa permite aos usuários avaliar como uma entidade pública obteve recursos para financiar suas atividades e a maneira como os recursos de caixa foram usados. Ao tomar decisões econômicas quanto à alocação de recursos, que dizem respeito àsustentabilidade das atividades da entidade os usuários precisam compreender o efeito temporal e o grau de certeza do fluxo de caixa. A NICSP 2 tem por propósito garantir aos usuários o fornecimento de informação acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de uma demonstração de fluxo de caixa que classifique os fluxos de caixa do exercício financeiro de acordocom as atividades da entidade, a saber: 
a)    Operacionais;
b)    de investimento; e 
c)    de financiamento.

Os usuários das demonstrações contábeis se interessam em conhecer como a entidade gera e usa os recursos de caixa e equivalentes de caixa, independentemente da natureza das suas atividades e mesmo que o caixa seja considerado como produto da entidade, como é o caso de instituiçãofinanceira pública. As entidades necessitam de caixa essencialmente pelas mesmas razões, por mais diferentes que sejam as suas principais atividades geradoras de receita. Elas precisam de caixa para pagar pelos bens e serviços que consomem, para honrar os serviços de dívidas, e, em alguns casos, para reduzir seu endividamento. Como conseqüência, a NICSP 2 exige que todas as entidades apresentem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstração Fluxo de caixa
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstracao de fluxo de caixa
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstração de fluxo de caixa
  • DFC, Demonstração de Fluxos de Caixa
  • Demonstração de fluxos de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!