Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

Páginas: 14 (3268 palavras) Publicado: 18 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL (2011.1)
PROFESSOR: PAULO PESSOA DE BRITO





Resenha sobre a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).




Maria Lucia Alves Teixeira







Fortaleza
2011
Osassuntos que serão abordados pela presente resenha são a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), destacando-se as características, utilidades e técnicas de elaboração desses demonstrativos. A abordagem desses temas foi escolhida pela relevância que possui para a Contabilidade e como forma de aprofundar os conhecimentos dos alunos nadisciplina de Contabilidade Geral. A elaboração desta resenha é baseada no livro intitulado Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações: (Aplicável às Demais Sociedades), de autoria de Sérgio Iudícibus, Eliseu Martins e Ernesto R. Gelbcke, do ano de 2006, da editora Atlas. Para melhor compreensão e para tornar a resenha mais didática, o texto foi dividido em duas partes, onde a Parte I aborda aDemonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Parte II versa sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Parte I – A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
De acordo Iudícibus, Martins e Gelbcke (2006), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é muito útil às organizações, pois fornece a movimentação ocorrida no decorrer do exercício nas várias contasque compõem o Patrimônio Líquido, fazendo nítida indicação dos fluxos entre as contas e a origem e os valores de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o exercício analisado. A DMPL funciona, dessa forma, como informação complementar aos demais dados que integram o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, sendo ainda mais imprescindível para asorganizações que possuem em seu Patrimônio Líquido muitas contas e com grande fluxo entre elas.
Cabe ressaltar que a DMPL tem sua não obrigatoriedade determinada pela Lei nº 6.404/76, das Sociedades por Ações, porém, para as companhias abertas sua publicação é exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CMV) em sua instrução nº 59/86.
A importância da referida Demonstração é percebida ainda mais quantoaos critérios da Lei, pois ela indicará de forma clara a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Também se presta ainda na preparação da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, pois parte das mutações do DMPL representa parcelas configuradas como origens ou aplicações de recursos.
Para as empresas que avaliam seus montantes totaispermanentes investidos em empresas coligadas e controladas pelo método patrimonial, o recebimento dessa demonstração é muito útil para permitir adequado tratamento contábil das variações da equivalência patrimonial no exercício.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, § 2º do art. 186, as companhias podem incluir na DMPL a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, dedicando uma colunaexclusiva para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Agindo assim, a companhia fica logicamente desobrigada de elaborar a Demonstração de Lucros ou Prejuízos do Exercício.
As contas patrimoniais sofrem mutações por vários motivos, podendo atingir ou não total do patrimônio. Alguns itens que afetam o patrimônio total são: o acréscimo através de lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício;redução por dividendos, por pagamento ou crédito de juros sobre o capital próprio; acréscimo por reavaliação de ativos, por doações e subvenções para investimentos recebidos, por subscrição e integralizações de capital, por prêmio recebido na emissão de debêntures; reversão da Reserva de Lucros a Realizar para a conta de dividendos a pagar, entre outras formas. Já os itens que não afetam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)
  • DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
  • Demonstração das mutações do patrimônio liquido (dmpl)
  • Demonstração das mutações do patrimônio liquido (dmpl)
  • DFC, Demonstração de Fluxos de Caixa
  • DFC
  • DEMONSTRACAO-DAS-MUTACOES-DO-PATRIMONIO-LIQUIDO
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!