democracia

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
Rio de Janeiro, 2012


Reflexão
(Eduarda Ramos)
Atenas sempre foi uma cidade muito forte, rica culturalmente, o muito avançada politicamente. Pois eles se preocupavam com o desenvolvimento doseu povo, dava privilégios aos atenienses (apenas de sangue), os quais deveriam ser homens livres, maiores de idade. Eles eram livres para participar freqüentemente de assembléias, já os estrangeiroseram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares para Atenas.
Democracia Ateniense
A democracia em Atenas surgiu após as reformas de Sólon porvolta dos anos 590 a.C.. Atenas é considerada a matriz da democracia moderna, porem possui diferenças consideráveis como os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembléia que tomavadecisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 20 anos.
Dizem que os “fundadores” da democracia ateniense foi Sólon quedeu o ponta pé com as suas reformas, porem o termo democracia surgiu apenas uma geração depois das reformas de Clítenes, que é conhecido como o “pai da democracia”. Os dois juntos fizeram como que opovo contasse com uma assembléia em que eles podiam igualdade sob a lei, exigir, os direitos iguais para falar.
Péricles introduziu em 451 a.C. a lei que permitia apenas aos atenienses que tivessempai e mãe atenienses serem cidadãos atenienses, seguindo possivelmente a linha da reforma de Ephialtes.
Essa lei fez com que a maioria da população não pudesse participar da política ateniense. A leiexcluiu tantas pessoas dos seus direitos, mais especificamente haviam 430 000 habitantes, e apenas 60 mil contavam com os benefícios da cidadania. Eles se consideravam descendentes de Ion, filho deApolo e Kreousa, e diziam que eram “superiores” as outras pessoas que viviam na Grécia, e os chamavam de descendentes de imigrantes.

A muito tempo atrás em um debate na Pérsia, Clistenes diz que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Democracia
  • DEMOCRACIA
  • DEMOCRACIA
  • democracia
  • Democracia
  • DEMOCRACIA
  • democracia
  • Democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!