Democracia e suas origens desde o inicio

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Democracia: origem históricaA democracia é um sistema de governo cujas origens remontam a Grécia Antiga, mais especificamente à cidade de Atenas, a cidade-estado mais próspera da Grécia Ocidental. No curso do século IV a.C., Atenas era governada por tiranias, ou seja, sistemas políticos baseados no uso da violência como forma de ascensão ao poder. Antes da tirania, Atenas havia vivido o sistemamonárquico e o sistema dos legisladores Drácon e Sólon. Em560 a.C., houve a ascensão do líder popular de nome Pisístrato, que, apesar de não ser um líder levado ao poder de forma democrática, possuía uma grande aceitação popular. Todavia, com seu falecimento, seus filhos, Hípias e Hiparco, não tiveram o mesmo sucesso em sucedê-lo, culminando com o assassinato de Hiparco em527 a.C. por Armódio eAristógiton, aclamados como os tiranicidas, heróis da democracia.
Hípias, ao testemunhar o que sucedeu com seu irmão, refugiou-se em um protetorado persa, tentando fugir desse mesmo destino, o que abriu a possibilidade de uma disputa pelo poder por parte dos dois grandes partidos atenienses: o partido dos aristocratas, representado por Iságoras, e o dos populares (ou melhor, uma aristocraciaprogressista), representado por Clístenes. Iságoras conseguiu desterrar Clístenes, mas tal atitude desencadeou uma revolta popular sem precedentes, que culminou com a volta de Clístenes e a elaboração de uma nova constituição, com vistas a instituir um regime onde o governo se desse diretamente pelo povo: a democracia (demo = povo; kratos = poder político).
Com a nova constituição surgiu a novadivisão política de Atenas: esta foi dividida em três grandes regiões: litoral, cidade e interior. Após isso, houve a divisão em 10 demos (como se fossem bairros) e 10 tribos, formadas de 3 demos, uma de cada região. Estabeleceu ainda as condições para ser cidadão: ser grego, do sexo masculino, livre, maior de 18 anos e estar quite com o serviço militar. Desse modo, mulheres, menores, estrangeiros(métoikion = met/fora + oiko/casa) e escravos (andrapoda = andro/homem + poda/pés-locomoção) não participavam do processo político-democrártico ateniense. A partir dali, a fidelidade do cidadão era à polis, não mais à família e seu nome seria o do demo em que ele estava alocado e não mais o nome de sua gens, pondo fim à referência do cidadão ao genos ou mesmo à frátria. O novo sistema visava aparticipação de todos os cidadãos nos assuntos públicos, determinando que a representação popular se fizesse por sorteio, e não através de eleição, o que foi severamente criticado por Sócrates e Platão, na medida em que entendiam que, uma tal forma de ascenção às funções públicas deturpava o sentido do governo, que não estaria comprometido com a qualidade das ações públicas uma vez que não zelava pordeterminar alguém efetivamente capacitado para realiza-las, mas qualquer um, através de um simples sorteio.
O apogeu da democracia ateniense se deu com Péricles, no século V a. C.. quando se formou a Liga de Delos (478 a.C. -404 a.C.), uma liga federada das pólis gregas, lideradas por Atenas, instituída para defender as cidades dos ataques persas, instituindo a hegemonia ateniense, estabelecida sobre umapolítica democrática e imperialista, que impunha às cidades aliadas o pagamento de uma contribuição que, posteriormente, converteu-se em imposto, cuja arrecadação era revertida, precipuamente, para o embelezamento de Atenas e a manutenção de sua supremacia em face das demais cidades-estado gregas.
A igualdade: fundamento da democracia
 A igualdade é o princípio fundamental, basilar dademocracia. Essa igualdade se expressa em duas vertentes, a saber: a isonomia, que significa a igualdade de todos perante a lei, e a isagoria, que é a igualdade de poder para se manifestar perante a assembléia, a igualdade de participação no espaço público das decisões políticas.
 O sistema de sorteio neste sentido, tinha por escopo impedir a formação de uma classe de “políticos profissionais” que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem Da Democracia
  • Origem Da Democracia
  • A Bíblia desde sua origem Primitiva
  • ORIGENS E INÍCIO DA COMUNICAÇÃO HUMANA
  • A Sociedade Moderna Complexa Desde A Sua Origem
  • A EDUCAÇÃO EM ANGOLA DESDE O INICIO ATÉ HOJE
  • COMO A DEMOCRACIA BRASILEIRA VEM SE CONSOLIDANDO DESDE 1985
  • Datas e acontecimentos geológicos desde a origem do planeta Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!