Democracia e Sociedade

Páginas: 16 (3779 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
DEMOCRACIA E SOCIEDADE
Introdução
Definição temática em nível histórico, filosófico e político:
O final do “ciclo autoritário”/ “modernização”-
O exigível tema da Democracia.

“O ciclo autoritário sob cuja égide a sociedade brasileira conheceu profundas transformações, designadas usualmente com o termo abrangente e ambíguo de ‘modernização’, toca aparentemente seu fim. Nesse momento aquestão da democracia torna-se um tema privilegiado de reflexão para quem quer que se preocupe com o destino político do Brasil.”
Polos de interpretação:
De um lado, a afirmação da democracia como ideal; de outro, a necessidade histórica, para o Brasil de hoje, de enfrentar mais uma vez o desafio da construção democrática.

Obras e suportes teóricos sobre o tema da Democracia
Obras deSociologia e de Filosofia Política publicadas entre 1984 e 1985.
Obras de vanguarda diante da situação política e da censura brasileira.

Entre as contribuições a que a elucidação da questão da democracia deu origem recentemente entre nós, convém assinalar desde já duas de primeira importância: a pesquisa, em vias de publicação, orientada por Hélio Jaguaribe no Instituto de Estudos Políticos e Sociaisdo Rio de Janeiro, e que leva o título "Brasil, sociedade democrática", e o pequeno grande livro de Denis Rosenfield A questão da democracia (col. "Qual é", São Paulo, Brasiliense, 1984).

Os polos políticos
“Ideal democrático e democracia real”:
Filosofia política e técnica política. Polos de atração histórica

“É lícito pensar que a filosofia política e a política como arte seconstituíram, desde as origens gregas de nossa civilização, submetidas à atração respectiva desses dois polos.”

Possibilidades de efetivação:
A lei deve prevalecer sobre o “arbítrio despótico”.
A lei se manifesta como exercício da razão política.

“Somente quando o arbítrio despótico cede lugar à soberania da lei no governo da cidade, torna-se possível o exercício da razão política, seja comodiscussão sobre a melhor forma de governo — tema fundamental da filosofia política clássica —, seja como prática do bios politikós da vida política como forma mais alta de convivência entre os homens”.

A disposição histórico-política
Democracia e condições da prática democrática.
“A ideia de democracia, de um lado, e as condições da prática democrática, de outro, delimitam um espaço de significação denatureza eminentemente axiológica.”
Qual a valoração dessa disposição?
O valor da vida política é superior ao poder despótico.
Não se pode sustentar a discussão em bases utilitárias, mas em termos de finalidade política.
Não se pode medir a dimensão política por um jogo de forças, mas pela melhor e mais perfeita finalidade: o bem comum de uma sociedade política.

“É em termos de valor que avida política se descreve e se compara, na tradição clássica, ao poder despótico. Sua superioridade não se mede em termos do útil ou do eficiente, mas em termos do bem melhor e mais perfeito.”
“Nesse sentido, ao contrário do que pretendem os esquemas mecanicistas da moderna filosofia política, o espaço político não se estrutura fundamentalmente como jogo de forças, mas como hierarquia de fins.”Superioridade da forma democrática face à dimensão política
A democracia deveria se basear na essência ética do político: sua autarqueia, sua autonomia.
“A superioridade da forma democrática da vida política só é pensável a partir da essência ética do político, desde que entendamos o ético como o domínio da auto-realização, da autárqueia ou da autopossessão de si do homem.”
Sua essência:
Aigualdade de todos perante a lei.
A equidade da lei.
“A essência ética do político é reconhecida explicitamente quando se afirma a igualdade dos cidadãos perante a lei e a equidade da lei em sua regulação da vida do cidadão”.
Princípios:
“isonomia (igualdade da lei para todos) e eunomia (equidade da lei) são os predicados que permitem à lei ou ao conjunto fundamental de leis (politéia)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade e a democracia na pós
  • A democracia na sociedade disciplinar
  • A Democracia como tipo de Sociedade Ideal
  • A democracia como processo de apoderamento da sociedade.
  • Qual a democracia possível na sociedade capitalista
  • Sociedade de informação
  • A sociedade tem um papel de extrema importante na democracia
  • Ensaio sobre a democracia na sociedade contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!