Democracia e globalização

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Conceitualização da Democracia Global
Em primeiro lugar, o que significa governar levando em conta questões globais (tais como a proliferação de armas, as mudanças climáticas, os autos e baixos no mercado financeiro, os direitos humanos, as doenças contagiosas e a comunicação via internet)? Além disso, como determinar quem é ‘o povo’ nas políticas globais – qual é ‘o padrão’ quando se trata deproblemas globais? Que ajustes conceituais são necessários para tornar modelos tradicionais de democracia aplicáveis à regulação de questões globais? Ou será que a globalização contemporânea e as mudanças políticas a ela associadas exigem que as noções de democracia sejam fundamentalmente reformuladas? E, se esse for o caso, como se daria essa reformulação da democracia?
Um grande número deteóricos políticos e sociais começaram a examinar tais questões nas últimas duas décadas. Entretanto, o debate ainda é pouco explorado, especialmente porque pensadores do assunto tendem a se manter separados por linhas ideológicas, culturais, regionais e disciplinares. Em consequência disso, pouca troca tem acontecido entre os estudiosos e aqueles que se propõem a colocar em prática as idéias dademocracia global.
1 Introdução: a democracia
A democracia como forma de governo consiste na democracia política e a democracia como idéia, pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida - social ou moral.
A democracia é entendida como um regime político que melhor protege e promove os direitos humanos. É definida ainda, como regime fundado na soberania popular, na separação edesconcentração de poderes, com pleno respeito aos direitos humanos.
A agregação do conceito democracia política e democracia social resulta em reúnir as liberdades civis, a separação e o controle sobre os poderes, a alternância e a transparência no poder, a igualdade jurídica e a busca da igualdade social, a exigência da participação popular na esfera pública, a solidariedade, o respeito à diversidadee a tolerância. Michael Walzer destaca que:
o princípio da igualdade está melhor servido não pela garantia da distribuição de rendas igualitárias, mas pela fixação de limites ao imperialismo de mercado que transforma os bens sociais em mercadorias. O dinheiro passa a ter domínio em outras esferas que não a econômica. A (WALZER apud LASCH, 1985, p.31)
Nenhuma forma de Estado, por melhor queseja, é suficiente para exemplificar a idéia de democracia em sua integridade. Isso porque a democracia, a sua realização transcende o Estado, ela encontra-se simultaneamente, em todos os modelos de associações humanas dentro da comunidade
Não existe democracia sem o exercício dos direitos e liberdades fundamentais.
Mais que Estado de direito, a democracia advém dos clamores éticos de justiça eliberdade. A vida política seria, então, a tentativa de equilibrar decisões políticas e jurídicas (que favorecem as classes dominantes) e ao clamor moral social que defende o interesse das classes dominadas e minorias.
a democracia não resume a um apelo a igualdade abstrata de direitos, mas combate a desigualdade pelo acesso às decisões públicas. Uma sociedade será mais democrática na medida emque haja maior número de atores participando das decisões políticas.
3 Globalização / Estado- Nação e Cidadania
A globalização econômica está enfraquecendo os laços territoriais que ligam o indivíduo e os povos ao Estado, deslocando o foco da identidade política, diminuindo a importância das fronteiras internacionais e abalando seriamente as bases da cidadania tradicional.

AsSociedades modernas se configuram hoje como sociedades de classes, originando-se, sobretudo, das desigualdades de participação no processo produtivo e das partilhas dos bens gerados, distribuindo desigualmente a força de trabalho bem como os benefícios do desenvolvimento.

É, portanto, essa diferença social (classes sociais) que faz gerar as relações de tensões, os conflitos sociais, através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e democracia
  • globalização, estado nacional e democracia
  • Globalização, Estado Nacional e Democracia
  • Sobre Globalização, Democracia e Terrorismo
  • Fichamento
  • A globalização tem propagado democracia pelo resto do mundo?
  • Resenha Democracia, direitos humanos e globalização.
  • GESTÃO NA ESCOLA: DEMOCRACIA E CIDADANIA GLOBALIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!