Democracia sob ums visão sociológica

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

RESENHA: DEMOCRACIA
O texto intitulado “Democracia” trata-se do quinto capítulo do livro O mundo na era da globalização, de Anthony Giddens. Compõe o livro mais quatro capítulos, abordando temas como a globalização, o risco, a tradição e a família.
Trata-se de um texto elaborado pelo sociólogo Anthony Giddens. Ele nasceu dia 18 de janeiro de 1938, em Londres. Estudou Sociologia epsicologia na Universidade de Hull. Foi professor na Universidade de Cambridge desde 1986 e 1996 e desde 1997 que é diretor da Escola de Economia. As suas ideias foram utilizadas por importantes líderes políticos, como por exemplo, Tony Blair e Bill Clinton, sendo chamadas no âmbito político pela “Teoria da terceira via”, esta teoria tinha como objetivo renovar a Social Democracia. Este sociólogobritânico é reconhecido também, pela sua teoria da “Estruturação”, pelo seu ponto de vista holístico das sociedades modernas. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Príncipe das Astúrias, para as ciências Sociais. Autor de pelo menos 39 livros, sendo um deles “Mundo em descontrole” de 102 páginas, dividido em 5 capítulos, publicado pela editora Record em 2005 e traduzido para o português por Maria Luiza X. deA. Borges.
Anthony Giddens afirma a democracia ser, talvez, a mais potente de todas as ideias motivadoras que o século XX produziu. O mesmo a definiu como se segue. A democracia é um sistema que envolve competição efetiva entre partidos políticos que querem ocupar posições de poder. Em democracia há eleições regulares e honestas, em que todos os membros da população podem tomar parte. Emdireitos de participação derivam das liberdades civis: liberdade de expressão e discussão, a que se junta à liberdade de pertencer a grupos ou associações de natureza política.
No século XIX as ideias democráticas foram ferozmente rejeitadas pelas elites dominantes e pelos grupos divergentes. Contudo essa rejeição não obteve força suficiente para sanar com a democracia. Durante as últimas décadas dosanos 70 o número de democracias mais do que duplicou. A expansão da democracia está intrinsecamente ligada à globalização. Simplesmente porque a democracia é o melhor
sistema existente, mas isso não é suficiente para explicar essa recente onda de democratização. Para chegar-se a uma o reposta o autor costuma chamar de paradoxo da democracia. O paradoxo da democracia é que, enquanto a democraciaesta a se expandir por toda a parte, como abamos de verificar, nas democracias maduras, que o resto do mundo esta supostamente a copiar, existe uma enorme desilusão quanto aos processos democráticos. Na maioria dos países ocidentais os níveis de confiança nos políticos têm vindo há decrescer nos anos recentes. Há cada vez mais pessoas, em especial os jovens, desinteressados da política.
Devemosentão aceitar que a instituições democráticas se tronem marginais, justamente quando a democracia parece imparável? Essa pergunta surge em função do paradoxo da democracia, no entanto o autor a explica da seguinte forma. As pessoas têm vindo a perder a confiança que depositaram nos políticos e nos processos políticos ortodoxos, porém não perderam a fé nos processos democráticos. E estudosrealizados nos Estados Unidos e nos maiores países da Europa Ocidental, mostra que as pessoas não estão desinteressadas da política, ao contrário, incluindo os jovens, contudo há uma visão mais critica em relação às afirmações que os políticos fazem apenas para proveito próprio e, isto é, fundamental, pois estão mais preocupados com políticas de nível local, nas quais os políticos poucos têm a dizer.Segundo Anthony Giddens o que está a tornar necessário nos países democráticos é o aprofundamento da própria democracia, pois os velhos mecanismos de governação não funcionam numa sociedade em que os cidadãos compartilham com os governantes os mesmo meios de informação plena. Isso reflete diretamente na maneira como os cidadãos costumam ver a corrupção, a qual não se aumenta com a democracia, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visão Sociológica
  • Constituição: visão sociológica e política
  • Tabagismo. uma visão sociológica
  • Visão Sociológica da Prostituição do Brasil
  • PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS UMA VISÃO HUMANÍSTICA
  • Anorexia sob uma visao psicanalitica
  • Democracia sob olhar de hobbes
  • Estupro sob uma visão jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!