democracia ateniense

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A palavra democracia tem origem na língua grega e significa “governo do povo” (demos = povo; cracia = governo, domínio). A democracia constituiu durante umperíodo (510 a.C. a 404 a.C.) a forma de organização política dos cidadãos atenienses. Foi na cidade-Estado de Atenas que pela primeira vez na História uma formade governo democrática existiu.
A democracia só surgiu em 510 a.C., quando um novo legislador chegou ao poder, depois de um período de muitos conflitossociais. O nome dele era Clístenes e entre suas medidas de mudança no governo de Atenas estava a divisão da cidade em 10 partes. Essa mudança alterava a divisãoantiga da cidade, em torno de tribos, o que garantia o poder à aristocracia. Clístenes ampliou a Bulé para 500 membros, e a Eclésia, uma assembleia com seis milcidadãos de todas as classes, passou a ter maiores poderes de decisão, como ampliação da fiscalização e do poder de votação sobre as propostas da Bulé.
Paraevitar que a democracia fosse atacada, criou-se o ostracismo, a ação de exilar uma pessoa que a estivesse ameaçando, o que era uma função da Bulé. A decisão deexilar a pessoa ocorria depois de escrever o nome dela em uma concha ou pedaço de cerâmica. Em grego a palavra ostrakon significa concha do mar ou pedaço decerâmica, de onde derivou a palavra ostracismo.
A democracia garantiu a Atenas um período de estabilidade social, que a fez crescer muito em importância econômicae cultural. Porém, a democracia ateniense excluía quase 90% da população das decisões políticas, mostrando que o governo do povo não era tão amplo assim.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Democracia Ateniense
  • Democracia Ateniense
  • Democracia Ateniense
  • democracia ateniense
  • Democracia ateniense
  • Democracia Ateniense
  • Democracia Ateniense
  • Democracia Ateniense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!