Demissão x rh

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS















PORTIFÓLIO

METODOLOGIA DA PESQUISA
































PORTIFÓLIO

METODOLOGIA DA PESQUISA





Portifólio elaborado para fins de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa – 1º. Semestre - do curso de GestãoTecnológica de Recursos Humanos, Centro Universitário, sob orientação da Profa.









































1 Identificação do projeto
Nome do aluno

Unidade em que se encontra matriculado


Título provisório do trabalho
Demissão x RH

Duração da pesquisa
Início _03_/ 05 / 2010_
Término _24_/_06__/_2010_

2 Tema
Demissão

3Formulação do problema
Cada vez mais, as empresas estão optando por equipes enxutas e consequentemente demitirem mais trabalhadores, diante dessa realidade, é possível conservar uma boa imagem junto aos colaboradores?

4 Justificativa
Ampliar o conhecimento neste assunto tão delicado, para ambos os lados.


5 Objetivos
5.1 Objetivo(s) geral(is)
Qualificação dos profissionais nas temáticasde promoção da igualdade de oportunidades e de combate à discriminação no ambiente de trabalho.

5.2 Objetivos específicos
Conseqüências de uma demissão

6 Tipo de pesquisa
Instrumento de coleta de dados


1
INTRODUÇÃO




Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida na Disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica - 1º. Semestre - do Curso de GestãoTecnológica de Recursos Humanos. É uma exigência do processo avaliativo do curso e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidadesDidáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.





































2
DESENVOLVIMENTO


Desemprego sobe para 7,5% em maio, diz IBGE


Mesmo com o aumento, essa é a menor taxa para maio, desde 2002.
Emabril, o índice havia sido de 7,3%.
A taxa de desemprego subiu para 7,5% em maio deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (24). Em abril, a taxa havia sido de 7,3%.





O descompasso da demissão
Sem uma política clara de desligamento e treinamento para lidar com o assunto, empresas vêm sofrendo – no bolso e no clima – asconseqüências do momento da ruptura.

 A falta de uma política definida e estruturada de demissão tem causado danos e dores de cabeça a muitas empresas. Isso porque, na hora de mostrar o cartão vermelho, líderes e gestores de RH não conseguem conduzir o processo com clareza, tropeçam nas palavras e, despreparados, acabam metendo os pés pelas mãos. A primeira conseqüência desse descompasso pode sersentida no bolso. Ao provocar no demitido o sentimento de desrespeito, a empresa fica mais vulnerável a ações trabalhistas.

A segunda conseqüência é o estrago que uma demissão mal conduzida provoca no clima da organização. “A forma como as pessoas são demitidas é um sinal muito forte para quem fica”, explica Cláudio Garcia, presidente da DBM, consultoria especializada em recolocação deprofissionais. E aí, além de causar “climão” e mal-estar, a empresa pode sofrer com a falta de produtividade. Há, ainda, uma terceira conseqüência: a perda do capital intelectual. “Em muitos casos, a demissão é um enorme desperdício. O gestor acha que as pessoas trabalham no esquema ‘liga-desliga’. Se não serviu para o departamento dele, melhor mandar embora”, diz George Brough, diretor organizacional da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa de demissão voluntária para a empresa x
  • Paper rh x gp
  • GESTÃO DE PESSOAS X RH
  • rh x comunicação na empresa
  • Rh x gestao de pessoas
  • DP x RH
  • Rh x comunicação interna
  • Rp X Rh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!