Demerval Saviiani

2644 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SEMINÁRIO
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

TURMA:2°A Pedagogia

Curitiba
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SEMINÁRIO
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Trabalho solicitado pela
Prof. Dr. Cleusa Gabardo referente a disciplina de
História da Educação II

TURMA:2°A Pedagogia

Curitiba
2013
BIOGRAFIA

Demerval Saviani nasceu em 1943 em Santo Antônio de Posse - São Paulo. Deu início ao ensino superior no curso de filosofia em 1962 dando continuidade na PUC – SP onde se graduou em filosofia e fez seu doutorado em filosofia da educação na mesma instituição.
É considerado filósofo da educação e/ou pedagogo onde buscou esclarecer através de suas obras no campo da teoria educacional, as relações entre a educação e a política, além do alcance da atuação política na prática educativa.
Saviani é um grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país como a transição na educação durante a consolidação do período democrático, além das transformações na história da educação brasileira, o qual acentuou os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no cotidiano tendo uma visão progressista sobre a educação. Foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal a relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.
Foi premiado com a medalha educacional do Ministério da Educação, Prêmio Zeferino Vaz de produção científica e o Prêmio Jabuti de 2008 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise. Entre suas principais obras se destacam: Educação – do senso comum à consciência filosófica (1980), Escola e Democracia (1983) e Pedagogia histórico-crítica – as primeiras aproximações

Relacionados