Demandas fisiológicas das atividades aquáticas: a imersão

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Demandas fisiológicas das atividades aquáticas: a imersão

Para compreendermos sobre as alterações que o corpo sobre ao ficar imerso, primeiro iremos conceituar alguns fatores importantes:Imersão corporal no contexto da natação e das atividades aquáticas, serve para conhecer quais ajustes fisiológicos são desencadeados pela imersão do corpo, a fim de subsidiar programas de ensino etreinamento.
Pressão hidrostática é a força compressiva exercida no corpo quando imerso em água.
Ao ficar imerso nosso corpo sofre algumas alterações, bem como o aumento do retorno venoso, a redistribuiçãodos fluidos do espaço intracelular para o intravascular e o acréscimo do volume plasmático e hemodiluição. Os ajustes cardiovasculares decorrentes de retorno venoso e volume plasmático aumentado são:aumento do volume de ejeção(VE), do débito cardíaco(DC), da pressão arterial(PA), da diminuição da frequência cardíaca(FC) e da resistência vascular periférica(RVP).
Os ajustes renais na imersãodecorrentes do aumento de sangue intravascular e central são a diurese e a natriurese.
A agua exerce força hidrostática no corpo de modo proporcional á profundidade de imersão. No que se refere ao VE,DC e FC, seus valores (aumento ou diminuição) irá depender da profundidade da imersão do corpo. A temperatura da água também influencia os ajustes fisiológicos á imersão, como por exemplo, as funçõescardiovasculares que são afetadas tanto pela pressão hidrostática como pelo frio, mas em sentidos opostos.
Ao que se refere a imersão com exercício físico, também ocorre mudanças no DC, FC, PAS, PAD,RVP, quando comparada aos valores da imersão passiva. O deslocamento de sangue da periferia para o centro corporal, em decorrência da imersão no repouso, reduz a quantidade de sangue disponível paraser deslocado centralmente durante o exercício. A estimulação dos baroceptores é um fator que promove a supressão na liberação de noradrenalina, quando a imersão em repouso. A intensidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades aquáticas
  • Atividades aquaticas
  • Atividades Aquaticas
  • Atividade aquatica
  • Atividades áquaticas
  • Atividades aquaticas
  • atividades aquaticas
  • atividades aquaticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!