Demanda individual e demanda de mercado

Páginas: 23 (5740 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
CAPÍTULO 4
DEMANDA INDIVIDUAL E DEMANDA DE MERCADO
OBSERVAÇÕES PARA O PROFESSOR
O Capítulo 4 está baseado em duas importantes idéias do Capítulo 3: os efeitos de mudanças no preço e na renda sobre a linha do orçamento, e a determinação da escolha ótima do consumidor. O Capítulo enfoca a derivação gráfica da demanda individual, através de mudanças no preço ou na renda, a determinação dosefeitos renda e substituição de uma variação no preço, a derivação da demanda de mercado, e as análises da elasticidade da demanda e do excedente do consumidor. Esses conceitos são cruciais para a compreensão das aplicações da análise de oferta e demanda, realizadas no Capítulo 9, bem como para a discussão das falhas de mercado nas Partes III e IV do texto. Os instrumentos analíticos que osestudantes aprendem neste capítulo também devem se revelar importantes para a discussão da oferta e demanda de fatores no Capítulo 14.
Ao discutir a derivação da demanda, é importante revisar de que modo mudanças no preço fazem a curva de orçamento girar em torno do intercepto, e como as quantidades ótimas se alteram à medida que a linha do orçamento gira. Assim que tiverem entendido o efeito demudanças no preço sobre as escolhas do consumidor, os estudantes serão capazes de entender a derivação da curva de preço-consumo e da curva de demanda individual. É importante lembrar aos estudantes que o preço que um consumidor está disposto a pagar é uma medida do benefício marginal associado ao consumo de uma unidade adicional.
Freqüentemente, os estudantes têm dificuldade para entender os efeitosrenda e substituição, e não é raro encontrar estudantes que confundam os dois efeitos em um gráfico. É necessário enfatizar que o efeito substituição explica a variação na demanda causada pela mudança nos preços relativos (associada ao giro da linha do orçamento em torno do intercepto) e o efeito renda explica a variação na demanda causada pela mudança no poder de compra (associada aodeslocamento da linha do orçamento). A diferença entre bens normais e inferiores pode ser usada para determinar a direção do efeito renda. Seria interessante ressaltar que a curva de demanda só pode apresentar inclinação positiva no caso de um bem inferior para o qual o efeito renda seja atipicamente grande (um bem de Giffen). A apresentação de muitos exemplos pode ser bastante útil para a compreensão dotópico; caso não haja tempo suficiente para discutir o tema em detalhes, pode-se optar por não abordar o assunto. O problema da escolha entre trabalho e lazer e a derivação da curva de oferta de trabalho é uma boa ilustração dos efeitos renda e substituição (veja o Capítulo 14).
Ao discutir a agregação das curvas de demanda individuais, deve-se enfatizar que o problema é equivalente à somahorizontal das curvas de demanda individuais. A determinação da curva de demanda de mercado requer que a demanda esteja escrita na forma Q=f(P), e não na forma da demanda inversa P=f(Q). O conceito de quebra na curva de demanda de mercado é novo para grande parte dos estudantes. É interessante ressaltar que esse fenômeno deriva do fato de que alguns consumidores não estão no mercado paradeterminados preços.
O conceito de elasticidade é reintroduzido e aprofundado. Em particular, são discutidas a relação entre elasticidade e receita e a diferença entre elasticidade no ponto e no arco. Para muitos estudantes, a elasticidade é um conceito misterioso e intrigante. Pode-se mostrar a eles que se trata, simplesmente, de uma medida da resposta da quantidade demandada à variação no preço que,por ser adimensional, é mais precisa do que a inclinação da curva de demanda. Um método de ensino eficaz consiste no uso de uma curva de demanda linear para mostrar que, apesar da inclinação ser constante, a elasticidade varia ao longo da curva. O texto se baseia nessa relação para discutir a determinação do nível de produção que maximiza os lucros do monopolista, no Capítulo 10.
Apesar desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capitulo 04 parte1 Demanda Individual e Demanda de Mercado
  • Capitulo 4
  • capitulo 04 parte2 Demanda Individual e Demanda de Mercado Ap ndice
  • Demanda de mercado
  • demanda individual
  • Demanda de Mercado
  • Demanda de mercado
  • demanda de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!