Demências

Páginas: 39 (9534 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, 2005, 6 (1), 69-89

CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE
Ana Monteiro Grilo*1, & Helga Pedro2
2

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, Lisboa, Portugal

1

RESUMO: Neste artigo as autoras pretendem aprofundar alguns dos contributos das diversas áreas da Psicologiapara as profissões de saúde. Neste sentido, são indicados contributos em quatro grandes áreas, a saber, promoção da saúde, reacção à doença, pediatria e a relação do profissional de saúde com o utente. Palavras chave: Pediatria, Profissionais de saúde, Promoção da saúde, Psicologia, Reacção à doença. CONTRIBUTES FROM PSYCHOLOGY FOR THE HEALTHCARE PROFESSIONS ABSTRACT: In the present article, theauthors intend to review thoroughly some of the contributes from different areas of Psychology for the healthcare professions. In this sense, the contributes are mentioned in four major areas, which are, health promotion, reaction towards the disease, pediatrics and the relationship between healthcare professional and patient. Key words: Health promotion, Healthcare professional, Pediatricspsychology, Reaction toward the disease.

A explicação dos comportamentos de saúde e das reacções à doença, não faz hoje sentido sem o contributo das variáveis psicológicas. É a convicção absoluta, alimentada diariamente no nosso quotidiano profissional, pelo contributo que prestamos, enquanto docentes de Psicologia, na formação de estudantes do ensino superior, que se pretendem preparados paradesempenhar uma ocupação tão abrangente e exigente nos cuidados prestados aos utentes, como são todas as profissões de saúde. Corroborando esta necessidade, foi criada na Associação Americana de Psicologia, em 1978, a divisão de Psicologia da Saúde, abrindo o caminho para uma nova disciplina com a mesma designação, definida como o domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos das áreas educacionais,científicas e profissionais da Psicologia com vista à promoção e manutenção da saúde, à prevenção e tratamento da doença, bem como das disfunções com elas relacionadas, e à análise e melhoria dos sistemas de cuidados de saúde e da formação política de saúde (Matarazzo, 1984).
*

Contactar para E-mail: ana.grilo@estesl.pt

70

A.M. GRILO & H. PEDRO

Se é verdade que, há alguns anos, eradifícil encontrar referências bibliográficas em língua portuguesa, acerca da utilidade dos conhecimentos da Psicologia na compreensão e na intervenção das particularidades subjacentes aos cuidados de saúde, hoje, no nosso país, o aumento significativo de publicações de livros, por parte de algumas editoras, constitui uma prova inequívoca e notória do interesse de alguns desses contributos que aPsicologia pode facultar às profissões da saúde. É precisamente sobre esses contributos que pretendemos reflectir ao longo do presente artigo.

PROMOÇÃO DA SAÚDE O avanço nas técnicas e nos conhecimentos da medicina se, por um lado, permite aos Profissionais de Saúde uma maior capacidade de resposta para assegurar a sobrevivência dos indivíduos doentes, por outro, despoleta uma outra realidade: anatureza crónica adquirida pela doença (Taylor, 1999). Prognóstico com implicações bastante exigentes não só para os utentes, que ficam sujeitos a recorrentes sintomas, repetidos exames e tratamentos, como para os Profissionais de Saúde, a quem é exigido um conhecimento cada vez mais minucioso dos efeitos secundários/cumulativos dos tratamentos e uma capacidade para motivar constantemente osutentes no confronto com a doença duradoura, como ainda para a capacidade de resposta económica do próprio estado, que tem a responsabilidade de formar e disponibilizar Profissionais de Saúde, assegurar as infra-estruturas, equipamentos e medicamentos necessários para os utentes. Com efeito, não temos dúvidas que a solução ideal, para todas as partes, passaria pela proeza de não deixar as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demencias
  • Demencia
  • Demência
  • Demencia
  • demencia
  • demencia
  • demencias
  • Demência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!