Demência

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Medicina













Trabalho de Práticas na comunidade IV – Saúde do Idoso









Betim
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Medicina









TRABALHO DE PRÁTICAS NA COMUNIDADE IV


Trabalho apresentado à disciplina Praticas na comunidade IV – Saúde do idoso,do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, referente à doenças crônicas degenerativas do SNC - Demências







Betim
2014
Introdução

A síndrome demências é caracterizada por declínio cognitivo adquirido, cuja intensidade é capaz de interferir nas atividades profissionais e sociais da vida diária do indivíduo. Segundo Gyuricza, a definição de demência é:“Demência é a perda progressiva das funções cognitivas e emocionais de uma pessoa, com impacto em sua relação com o mundo, em geral com prejuízo à sua qualidade de vida. Caracteriza-se por distúrbios de memória associados a comprometimento do raciocínio lógico, da orientação espacial, da afetividade, da linguagem, das habilidades construtivas e de outras funções cognitivas, como capacidade deaprendizado, pensamento abstrato e julgamento.”
























Demências

As demências ocorrem mais freqüentemente em indivíduos idosos, e a prevalência de demência dobra a cada cinco anos a partir dos 65 anos de idade. O envelhecimento populacional é um processo mundial e, como resultado, as conseqüências socioeconômicas relacionadas aos quadros demências, quejá são enormes, se tornarão ainda maiores em decorrência desse processo.
As diferentes causas de demência podem estar relacionadas não apenas a quadros neurológicos primários, mas também a condição médica sistêmica, a efeitos persistentes de abuso de substâncias, ou à combinação desses fatores.
O diagnóstico de demência é essencialmente clínico. Devemos suspeitar de quadro demencial quando opaciente apresentar alterações cognitivas (principalmente perda de memória), sintomas psiquiátricos, alterações de personalidade, mudanças no comportamento ou diminuição na capacidade de realizar atividades da vida diária Na primeira consulta, deve avaliar a queixa da perda de memória, porém não deve ser feito na vigência de delírios e depressão.

Sinais e sintomas
Alterações cognitivas:diminuição de memória, dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, dificuldade em encontrar as palavras, esquecimento de fatos de conhecimento comum (por exemplo, nome do presidente)
Sintomas psiquiátricos: apatia, depressão, ansiedade, insônia, desconfiança, delírios, paranóia, alucinações
Alterações de personalidade: comportamentos inapropriados, desinteresse, isolamento social, ataquesexplosivos, frustração excessiva
Mudanças no comportamento: agitação, inquietude, deambulação durante a noite
Diminuição de capacidade de realizar atividades da vida diária: dificuldade em dirigir, se perder constantemente, dificuldade em cozinhar, cuidado pessoal ruim, problemas com compras e no trabalho

Anamnese
Interrogar familiares e amigos é importante, pois o paciente muitas vezes nãotem percepção ou esconde suas dificuldades. Devem-se questionar alterações de memória, orientação, capacidade de realizar atividades diárias, incluindo trabalho, questões financeiras, compras e cuidados pessoais. Pesquisa de sintomas depressivos precedendo ou simultaneamente ao quadro cognitivo é fundamental, pois muitas vezes depressão pode simular quadros demênciais.
Testes padronizados paraavaliar as diferentes funções cognitivas estão disponíveis e constituem bons métodos de rastreamento e acompanhamento de quadros demênciais. Apresenta algumas limitações, como o fato de serem influenciadas pela idade e escolaridade. Pode pesquisar demência através do teste do desenho do relógio, teste de fluência verbal.
Na prática clínica, o teste mais utilizado é o Mini exame do estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demencias
  • Demencia
  • Demência
  • Demencia
  • demencia
  • demencia
  • demencias
  • Demências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!