Demência

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
Demência
A demência pode ser notada principalmente pelas alterações do raciocínio, como a perda da capacidade de abstracção e a repetição contínua de ideias. Primeiro a pessoa começa a repetir uma frase (por exemplo, quando lhe fazem uma pergunta e ela repete várias vezes a resposta). Com o tempo, o idoso pode começar a repetir apenas uma palavra, tornando-se incapaz de formar uma fraseinteira.
Outra característica da demência é a perda gradual da memória, especialmente para eventos mais recentes. A pessoa que se encontra no processo demencial pode lembrar-se perfeitamente do que ocorreu há muitos anos, mas esquecer-se do que se passou no dia anterior ou coisas que lhe foram ditas há poucos minutos. Isso, em parte, é causado pela incapacidade de concentração, que a impede de registardeterminado facto na memória.
A demência está associada a várias doenças, sendo a mais comum a demência de Alzheimer. Mas existem outras como a demência por esclerose múltipla ou por Parkinson.
A demência de Alzheimer e a demência associada à doença de Parkinson são resultado de um processo degenerativo cerebral, levando à morte neuronal, independentemente dos problemas vasculares.
Osquadros de demência manifestam-se em três fases: leve, moderada e grave.
Na primeira fase (demência leve), realiza-se necessariamente um exame comparativo para ver como a pessoa era antes e como está agora, estabelecendo o grau do dano. Esta fase é o início gradual da demência, no qual podem ocorrer um ou mais dos aspectos a seguir:
 Diminuição de interesse;
 Dificuldade de aprender coisas novas ede tomar decisões;
 Irritação, vulnerabilidade, desconfiança, repetitividade;
 Impaciência, resistência a mudanças;
 Esquecimento do que foi dito há pouco tempo.
Durante a segunda fase (demência moderada), os aspectos já mencionados tornam-se mais evidentes, deixando a pessoa mais limitada. Com o agravamento, podem ocorrer factos como:
 Aumentar o esquecimento de factos recentes;
Piorar a orientação; a pessoa sai de casa e não consegue voltar, acha estranha a sua casa;
 Aumentar a confusão quanto ao dia, mês, hora;
 Comportar-se inadequadamente: abraça um desconhecido, abre a roupa, tira os sapatos etc.;
 Deixar o fogão aceso, chuveiros e torneiras correndo a água, rádio e televisão ligados;
 Descuidar-se do próprio aspecto (não se penteia, veste-se mal), da sua higiene(não toma banho, não escova os dentes) e da sua alimentação.
Na terceira e última fase (demência grave), a pessoa deve ser totalmente ajudada, pois não terá condições de se manter sozinha. Geralmente, na fase avançada da demência, aparecem as seguintes características:
 Descuido total quanto ao aspecto pessoal, à higiene e à alimentação;
 A orientação é nula, é possível que a pessoa nãosaiba, dependendo o grau, onde e com quem está;
 Aumento da confusão, repetição e irritação, podendo tornar-se agressiva(o);
 Repetição de palavras, em geral incompreensíveis;
 Incontinência da urina e fezes;
Quando o idoso demenciado sente-se confortável, alimentado e tratado com carinho, e se encontra num ambiente calmo e aconchegado, com familiares e cuidadores bem-relacionados, nota-se neleuma confiança positiva e uma maior tranquilidade.
À medida que a demência avança, há uma redução proporcional no contacto com o mundo externo. Na prática, idoso demenciado começa a apresentar problemas de relacionamento social por ter o raciocínio muito diminuído e dificuldade de comunicação. Passa a ter uma dificuldade para iniciar uma conversa, não conseguindo comunicar começando assim aisolar-se. Na fase inicial da demência, a pessoa percebe que está a falhar e fica muito envergonhada (o). Isola-se porque não quer que os outros notem isso.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demencias
  • Demencia
  • Demencia
  • demencia
  • demencia
  • demencias
  • Demências
  • Demência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!