delirios

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
1. Delírio de influência ou de auto-referência – normalmente associado ao delírio de perseguição. O paciente sente a modificação do Eu e atribui às forças naturais ou sobrenaturais situadas foradele. Tais forças lhe impõem pensamentos; orientam suas ações e modificam seu organismo, a­té mesmo sua aparência física. Exige para a sua ocorrência a desagregação do pensamento. Presente naesquizofrenia.

2. Delírio de perseguição – as perseguições podem ser psíquicas ou físicas. Pode acompanhar o delírio de grandeza. Presente na paranóia,­ na parafrenia, e na forma paranóide da esquizofrenia.3. Delírio de prejuízo – sua base é um estado emocional, ocorre com interpretação falsa da realidade. O delirante acredita que os outros não o tratam como os demais e descobre sinais da má vontadenos fatos mais triviais. Presente na senilidade, nos débeis mentais, na paranóia e nos indivíduos esquizóides.

4. Delírio de reforma – preocupações relativas à modificação da realidade ambiental;planos de reforma da humanidade; propaga suas idéias, se acha profeta. São delírios mais ou menos sistematizados. As diferenças entre o reformador social e o delirante reformador é que neste há umconvencimento da originalidade de sua concepção mesmo quando plagia­da: os planos de reforma denotam falta de coerência e objetividade; há irredutibilidade do reformador delirante. Presente na paranóia.5. Delírios dos inventores – o delirante parte de princípios mais ou menos corretos, extraídos de livros científicos, mas chega à obtenção de resultados falsos, refutados por todo o mundo que conheçao assunto. Tais invenções carecem de finalidade prática, cuja importância teórica é ressaltada pelo delirante; busca a venda do invento ou da patente e quando encontra dificuldades, pode enveredarpara o delírio persecutório ou de prejuízo. Presente na paranóia.

6. Delírio querelante ou reivindicativo – a partir de determinado acontecimento, ligado à frustração do desejo pessoal, o querelante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Delírio
  • Delirios
  • delirio
  • Delirios
  • Delirios
  • Delírio
  • delírios de consumo
  • A Transcendência do Delírio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!