delinquencia juveniel em angola

294 palavras 2 páginas
Introdução

A delinquência juvenil refere-se aos actos criminosos cometidos por menores de idade. É uma questão que merece toda atenção, pois é um problema muito complexo e, acima de tudo, estáa se tornar mais visível e desta forma torna-se mais preocupante para as autoridades e as sociedades. Em Angola, a delinquência juvenil é um tema que tem merecido diversos e profundos estudos einvestigações que se estendem pelos diversos domínios das Ciências Sociais e Humanas como: a Psicologia, a Sociologia e o Direito.
Este trabalho tem como tema a delinquência juvenil, porque sendo esseum problema social pretendemos explorar a temática através de três prismas: dar a conhecer o que é o fenômeno, as causas da delinquência juvenil, analisamos os factores que levam um jovem a enveredarpelo crime, as estatísticas dos casos de delinquências juvenis verificados em algumas das áreas do nosso país, a imputabilidade e por fim , formas de prevenção destes actos delinquentes.A Delinquência Juvenil na perspectiva Sociológica

A análise sociológica sobre o desvio dos jovens tem sido desenvolvida em torno de doismodelos: o controlo social e o da identidade/subcultura, ambos partindo do pressuposto de que a adolescência é uma idade aberta e vulnerável ao desvio (Ferreira, 2000). O primeiro modelo concebe que o desvioresulta de um colapso entre as estruturas de autoridades e de controlo social e o segundo, que o desvio surge como resposta a problemas com que os jovens se confrontam no processo de construção dassuas identidades sociais (devido as tensões entre o estatuto de dependência e o desejo de autonomia). Nesta perspectiva os desvios são entendidos como dissidência a norma e objectivados da seguinteforma: são “cactos que infringem as normas legais e consideradas consensualmente como erradas” (Ferreira, 2000).
A influência do ambiente no aparecimento comportamentos desviantes é,

Relacionados