Delinquência juvenil

Páginas: 11 (2727 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
A DELINQUÊNCIA JUVENIL COMO PROBLEMA SOCIAL

O aumento vertiginoso da violência configura como uma das questões centrais da problemática social. As várias formas de violência estão presentes no cotidiano da sociedade, principalmente na vivência das crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, oriundas da população de baixo poder aquisitivo. São inúmeros episódios de violênciaenfrentados por esse contingente populacional: os conflitos interpessoais e interfamiliares, a virulência do aparato policial, que se manifesta em agressões físicas, psicológicas e, geralmente, em morte das vítimas; a violência estrutural, materializada na desigualdade social e econômica, cuja falta de políticas públicas, por parte do Estado, agrava ainda mais tal situação; entre outros. Opresente trabalho tem por objetivo destacar o estudo da criminalidade com enfoque na delinquência juvenil, fator este que tem diariamente sido veiculado pelos meios de comunicação. Não há como negar este fato, pois faz parte da sociedade, sendo que, esta por sua vez tem clamado por uma ação por parte do Estado a fim da elaboração de leis severas que punam os jovens infratores, mas a indagação é se oproblema se encontra nas leis? Dessa forma se faz imperioso estudar esse fenômeno social se assim o podemos denominar, a delinquência juvenil.

Abstract

The spiraling violence as a set of core issues of social problems. The various forms of violence are present in everyday society, living mainly in children and adolescents at risk of personal and social, derived from the population with lowpurchasing power. There are countless episodes of violence faced by this population group: interpersonal and interfamily conflicts, the virulence of the police apparatus, which manifests itself in physical, psychological, and usually death of the victims, structural violence, embodied in the social and economic inequality , whose lack of public policies by the state, further aggravates the situation,among others. This paper aims to highlight the study of crime with a focus on juvenile delinquency, a factor that has been aired daily by the media. There is no denying this fact, as part of society, and this in turn has called for action by the State in order to draw up strict laws to punish young offenders, but the question is whether the problem is found in the laws? Thus it is imperative tostudy this social phenomenon is so we can call, juvenile delinquency.
Considerações Iniciais
Diante, do processo de globalização que o mundo vem passando a partir dos anos (80 e 90 do século passado) há uma grande interação de informações e tem-se como consequência desse evento um aumento expressivo da criminalidade.
Assim, o Brasil não se manteve aquém a esse fenômeno, é notório o aumento dacriminalidade nos últimos anos, ao passo que os noticiários, ou seja, a mídia em geral tem focalizado na abordagem de crimes que se perpetuam pela sociedade, praticados com enorme crueldade.
Outrora, fora comum aos crimes, serem encabeçados por sujeitos “maiores”, no entanto, na realidade atual a criminalidade tem se mostrado veementemente em associação, de sujeitos menores infratores com maiores oumuitas vezes estes menores são as próprias “pontas da conduta infracional”.
Dessa forma, os maiores índices da delinquência juvenil estão estampados nas organizações criminosas com o objetivo da prática dos crimes de tráfico de drogas, contra vida (em especial 121 do Código Penal) e contra o patrimônio (155 e 157 do Código Penal), ou em ação individual para alguns destes.

A criminalidadejuvenil e a Sociedade
A sociedade é sem dúvida o termômetro das condutas sociais que não estão de acordo com os seus anseios, uma vez que ela exerce o controle da iteração social através da sua característica, muitas vezes injusta de taxar determinadas condutas para que os indivíduos por ela transitem, ou seja, o individuo está adstrito ao controle da conduta por parte da sociedade caso em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • delinquencia juvenil
  • delinquencia juvenil
  • A delinquência juvenil
  • Delinquência juvenil
  • Delinquencia juvenil
  • Delinquencia juvenil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!