DelegacaoPoderes

1338 palavras 6 páginas
Introdução
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão. Apesar da liderança ser uma característica muito apreciada e exigida pelos agentes empregadores, ela está de certo modo relacionada com a delegação.
Metodologia
O presente trabalho foi elaborado com base em pesquisas na internet e em livros.
Problematica
Delegação de poderes nas organizações.

Delegação
Delegação é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada. A delegação é familiar a qualquer pessoa que ocupe posição de supervisão. Significa simplesmente confiar parte do trabalho operacional ou administrativo a outros.
O que é delegação de poder?
O ato de delegar, colocado de modo simples, envolve a designação, por uma pessoa a outra, de uma tarefa ou projeto específico e o compromisso daquela que recebeu a incumbência de concluir a tarefa ou o projeto. É uma das mais importantes habilidades que um gerente bem-sucedido pode demonstrar, porém frequentemente negligenciada ou despercebida por gerentes "sobrecarregados."
Quando você delega, não somente transfere responsabilidade para outra pessoa, mas também a obrigação de prestar contas pela manutenção dos padrões estabelecidos.
Algumas Considerações Importantes Sobre Delegação São:
O poder deve ser delegado até o ponto, e na medida necessária, para a realização dos resultados esperados;
O poder deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou função;
A responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se totalmente de suas obrigações, designando outros para realiza-las.
A clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.
Condição Básicas para delegar
Há duas condições imprescindíveis ao exercício de delegação:
Estrutura orgânica bem definida com um esquema de

Relacionados