Dele

4305 palavras 18 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil
ISSN 1808-0448 / v. 02, n. 01: p. 46-57, 2006
D.O.I.: 10.3895/S1808-04482006000100005

Revista Gestão Industrial

GESTÃO POR PROCESSOS E A GESTÃO DE PROJETOS: UM MODELO
GERENCIAL PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS
PROCESS AND PROJECT MANAGEMENT: A MANAGEMENT MODEL
FOR RESOURCE ALLOCATION
1

Marco Aurélio Moroni (UFRGS) Peter Bent Hansen (PUCRS)
1
VEM (Varig Engenharia e Manutenção) marco.moroni@brturbo.com.br 2
Prof. Adjunto Administração e Eng. De Produção – PUC RS peter.hansen@pucrs.br 2

Resumo
Nos processos de negócios dos dias atuais, a antiga visão funcional tem dado lugar à visão porprocessos. Nesta abordagem, diversos departamentos de uma organização executam etapas distintas de processos corporativos que cruzam a organização horizontalmente. Além dos processos de negócios, algumas organizações apresentam necessidade de implantação de projetos específicos. No entanto, a gestão por processos e de projetos pode demandar recursos de um mesmo departamento, exigindo planejamento e controle adequados. Este artigo traz a discussão de uma proposta de integração da gestão por processos e da gestão de projetos, propondo um modelode gestão que permita a utilização das duas metodologias, visando otimização dos recursos da empresa.
Palavras Chave: Manutenção Aeronáutica, Gestão por Processos, Gestão de Projeto, Integração.

1 Introdução
Durante o processo de reavaliação estratégica, uma empresa de manutenção aeronáutica, que aqui denominaremos de AVIAMAN, decidiu utilizar o modelo BSC – Balanced Scorecard para mapear e medir o desempenho dos objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico.
Durante o programa de implantação do BSC1, surgiram algumas iniciativas que estavam diretamente associadas aos processos existentes, mapeados quando da implantação de um sistema de gestão ERP2. Outras iniciativas tinham a característica de projetos, e para

Relacionados