Delírio

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
DELÍRIO

Sinônimo e Nomes Populares:
Alucinação, loucura, visão.

O que é?
São todas as doenças que levam uma pessoa a ouvir, enxergar e pensar que está vivenciando uma situação inexistente podendo levar o paciente a um quadro de agitação e/ou agressividade.

Como se desenvolve?
As causas são as mais diversas possíveis. Doenças, uso de drogas ilícitas, remédios, entre outras. As doençasde fígado, hemorragias e isquemias cerebrais podem levar a delírio.
O uso de LSD (ácido lisérgico), mescalina, cocaína, cola de sapateiro, intoxicação por metais pesados também podem levar a delírio. Sífilis, encefalites e meningite podem criar quadros de delírio. Epilepsias do lobo frontal e temporal levam o indivíduo a ouvir e enxergar coisas que não existem. Remédios para doença de Parkinsone corticóides podem levar os pacientes a delírio. Alguns tumores cerebrais levam a delírio, mas não é comum.
Pacientes psiquiátricos, com bastante frequência, têm delírios que podem ser de lógicos e bem estruturados a quadros bem pouco elaborados.
Privação de drogas pode levar também a quadros de delírio, como nos pacientes que deixam de ingerir álcool de forma súbita.

O que se sente?
Oindivíduo passa a ter visões incongruentes, ouvir sons ou vozes e a ficar agitado com a sua percepção, muitas vezes inverossímil para o próprio paciente.

Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de entrevista com o paciente, com perguntas corriqueiras como: quem ele é; em que país se encontra; idade e situações de seu cotidiano bem conhecidas. Caso o paciente responda deforma inadequada, apresentando-se agitado, tem-se grande chance de que esse paciente esteja em delírio.
A tomografia computadorizada do encéfalo (TC) e a ressonância magnética do encéfalo (RM) nos informam sobre alguma alteração cerebral do paciente.
Exames para dosagem de drogas na urina e sangue, bem como alguma prescrição de medicamentos, devem ser avaliados.
Exames de laboratório para sangue eurina são úteis em doenças metabólicas das mais variadas.

Como se trata e como se previne?
A prevenção é possível nos casos de uso de drogas, doenças infecciosas e intoxicação por metais pesados.
O tratamento da dependência a agentes químicos é difícil e necessita de ajuda especializada. As doenças infecciosas devem ser tratadas com medicação específica para cada uma delas. Algumas medicaçõesdevem ser descontinuadas por produzirem efeitos indesejáveis.
Os tumores cerebrais devem ser tratados com cirurgia.


DELÍRIO
O delírio é uma perturbação potencialmente reversível que costuma aparecer de maneira súbita. Diminui a capacidade para prestar atenção, a pessoa está confusa, desorientada e é incapaz de pensar com clareza.

Causas
O delírio é um estado mental anormal e não umadoença, com um espectro de sintomas que indicam uma diminuição da atividade mental. Centenas de perturbações podem causar delírio; vão da simples desidratação à intoxicação por drogas, até uma infecção potencialmente mortal. Afeta quase sempre as pessoas mais velhas cujo cérebro já está deteriorado (incluindo as muito doentes), as que consomem drogas que alteram a mente ou o comportamento e aspessoas que sofrem de demência.

Sintomas
O delírio pode começar de muitas maneiras e, em casos ligeiros, pode ser muito difícil de reconhecer. O comportamento de pessoas em estado de delírio é muito variável, mas parece-se com o de uma pessoa embriagada.
A característica do delírio é a incapacidade de prestar atenção. As pessoas com delírio não conseguem concentrar-se, razão pela qual lhes édifícil processar informação nova e recordar fatos recentes. Quase todas perdem o sentido do tempo, ficam confusas em relação à sua localização. Pensam de maneira confusa, divagam e tornam-se incoerentes. Nos casos mais graves chegam a perder o seu sentido de identidade. Podem sentir-se assustadas por alucinações nas quais creem ver coisas ou pessoas que não existem. Algumas se tornam paranoicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Delirios
  • delirio
  • Delirios
  • Delirios
  • Delírio
  • delírios de consumo
  • A Transcendência do Delírio
  • Cristianismo, um delírio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!