“Deixai vir a mim os pequeninos...” um estudo sobre a realidade da criança brasileira frente à violência intrafamiliar refletida à luz do pensamento de rené girard

34122 palavras 137 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO – UMESP
FACULDADE DE TEOLOGIA

“DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS...”

UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA CRIANÇA BRASILEIRA FRENTE À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR REFLETIDA À LUZ DO PENSAMENTO DE

RENÉ GIRARD

Bolsista: Vânia Daibert

Orientador: Cláudio de Oliveira Ribeiro

Período relatado: Julho/2008 a Agosto/2009 Programa: PIBIC/UMESP Protocolo:

Relatório final de atividades científicas apresentado à coordenação executiva dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica como parte dos requisitos das atividades do bolsista de iniciação científica.

São Bernardo do Campo

31/08/2009

RESUMO

Este pesquisa analisa o tema da violência infantil no contexto intrafamiliar brasileiro. A partir de uma retrospectiva histórica, levantamentos estatísticos atuais e estudos científicos sobre a violência humana, esta investigação pretende demonstrar que o sujeito infantil têm sido vitimizado por seus familiares, em todos os tempos. O tratado proposto por René Girard sobre a origem e a causa da violência humana nos auxilia na constatação de que a criança reúne as marcas vitimárias que as tornam vítimas ideais de tais agressores, que têm sido historicamente protegidos pelo caráter sagrado atribuído à família pelo pensamento religioso. Portanto, o reconhecimento contemporâneo quanto à indissociabilidade do secular e do religioso e a ineficiência do Estado e do poder público revelam a urgência das igrejas em assumirem efetivamente o papel de agências transformadoras dessa realidade.

Palavras-chave: criança – violência – Girard.

INTRODUÇÃO

O fenômeno da violência humana sempre

Relacionados

  • AVA - Português
    1160 palavras | 5 páginas