Degradação da Mata Ciliar e Extração de Areia no Rio Mundaú ambos no Perímetro Urbano e Rural

1305 palavras 6 páginas
Degradação da Mata Ciliar e Extração de Areia no Rio Mundaú ambos no Perímetro Urbano e Rural

Quitéria Simão¹
Renata Soares²

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo retratar os problemas ambientais existente nos perímetros urbano e rural do município de Santana do Mundaú, onde a bacia hidrográfica do rio mundaú encontra-se em estado preocupante com acelerado processo de degradação ambiental devido às práticas antrópicas, o assoreamento, a ocupação irregular as margens do rio o que causou a degradação da mata ciliar, enchentes, extração de areia, práticas agrícola, irrigação, atividades turísticas, são fatores que contribui para as modificações da paisagem em todo feito e margem do rio.

Palavras-chave: Problemas ambientais, assoreamento e degradação.

INTRODUÇÃO

Dentre as 54 (cinquenta e quatro) bacias hidrográficas que constituem o território Alagoano destacamos o Rio Mundaú, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, abrange uma área de 4.090.39km² divididos entre os dois estados. A bacia hidrográfica foi definida por Guerra (1978), “como um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes”. Ou seja, a bacia hidrográfica é definida como um dos principais fatores para combater os impactos ambientais, quer seja eles antrópicos ou naturais.
Santana do Mundaú tem seu potencial voltado para a agricultura e é fortemente sustentado pela produção de laranja lima o que faz que seja gerado emprego e melhor qualidade de vida para os que nela residem. Porém para que haja esse desenvolvimento o município conta com os recursos hídricos do rio. O Rio Mundaú em toda sua extensão, desde a nascente que vem sofrendo historicamente com grandes impactos ambientais, tais como:

A degradação das matas ciliares as margens do rio;
Ocupação irregular as margens do mesmo;
A prática da agricultura as margens do rio;
Irrigação;
Extração do mineral areia de maneira irregular;
Portanto, configuram como objetivo deste trabalho, apresentar uma

Relacionados

  • E-book residuos solidos
    113670 palavras | 455 páginas
  • Licenciamento Ambiental
    221356 palavras | 886 páginas
  • Meio Ambiente
    300935 palavras | 1204 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas