degradação aerobico com o cliclo de enxofre

2163 palavras 9 páginas
1 Introdução:

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, a APRELB (associação voltada à criação e desenvolvimento do mercado de gestão de resíduos no Brasil), nos últimos dez anos a população do Brasil aumentou 9,65%, enquanto que, no mesmo período, o volume de lixo cresceu mais do que o dobro, 21%, e vem crescendo gradativamente a cada ano. O problema é que a geração de lixo elevada não é acompanhada do descarte correto. A comparação entre a quantidade de RSU gerada e a coletada em 2013, mostra que diariamente mais de 20.000 toneladas tiveram destino impróprio, seguiram para lixões ou aterros controlados, que no ponto de vista ambiental pouco se diferenciam dos lixões, pois não possuem o conjunto de sistemas necessários para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
O tratamento de resíduos sólidos pode ser das seguintes formas:
Tratamento mecânico: são realizados processos físicos no intuito de separar (usina de triagem) para posteriormente alterar o tamanho físico dos resíduos, que são os processos de reciclagem. Porém este processo tem pouca abrangência e por vezes, maior custo de materiais reciclados em relação aos produzidos com matérias-primas virgens. (TARCISIO DE PAULA, 1999)
Tratamento térmico: os resíduos recebem uma grande quantidade de energia em forma de calor durante certa quantidade de tempo, tendo como resultado a mudança de características destes resíduos, como por exemplo, a redução de volume. A incineração é a principal técnica utilizada, com a desvantagem dos gases liberados (dióxido de enxofre, ácido clorídrico, ácido fluorídrico, monóxido de carbono, dentre outros) serem bastante tóxicos à atmosfera. (TARCISIO DE PAULA, 1999)
Tratamento Bioquímico: ocorre através da ação de grupos de seres vivos, em sua maioria micro-organismos como bactérias e fungos, que ao se alimentarem dos resíduos, quebram suas moléculas grandes transformando-as em uma mistura de substâncias e moléculas menores. As formas

Relacionados

  • Bionário
    6697 palavras | 27 páginas