Degradação e ocupação desordenada do solo

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
Biologia:
Degradação e Ocupação Desordenada do Solo













































Degradação e Ocupação Desordenada do Solo





















Introdução 4


A Degradação do Solo 5

Degradação da Fertilidade 5
Erosão 5
Erosão pela Água 5
Erosão pelo Vento 6
Degradação por Contaminação 6Conservação do Solo 6

Ocupação Desordenada do Solo 7

Soluções 7

Conclusão 8


Referências 9























































Introdução



Pode-se dizer que de todos os recursos naturais existentes no planeta, o solo é um dos mais instáveis quando modificado, ou seja, quando sua camada protetoraé retirada.
Processos erosivos ocorrem de forma moderada em um solo coberto, sendo esta erosão chamada de geológica ou normal.

Uma vez modificado, para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária têm início a erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solos atravésda erosão.


O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento, ondas que são tipos de erosão, além da própria erosão geológica ou normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.















A Degradação do Solo




Em agricultura e geologia, solo (crosta terrestre) é a camada que recobre asrochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais.Também se refere, de modo mais restrito (especialmente na agricultura), à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal.
Dentro do amplo conceito de degradação dos solos, podemos distinguir alguns tipos, que serão apresentados a seguir.



Degradação da Fertilidade




É a diminuição de capacidade do solo desuportar e manter vida. São produzidas modificações comprometedoras em suas capacidades físicas, químicas, fisicoquímicas e biológicas, que a conduzem a sua degradação.


[pic]



Erosão




É a destruição física das estruturas do solo e seu carregamento é feito, em geral, pela água (erosão hídrica) e ventos (erosão eólica). A presença de uma boa cobertura florestal é degrande importância para o controle do processo de erosão, que pode resultar em grandes acúmulos de sedimentos nos cursos d’água, assoreando os mesmos.





Erosão pela Água




É o tipo de erosão mais importante e preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido onde seus resultados são maisdrásticos. Gotas de chuva ao impactarem um solo desprovido de vegetação desagregam partículas que, conforme seu tamanho são facilmente carregadas pela enxurrada.



Erosão pelo Vento




Consiste no transporte aéreo ou por rolamento das partículas erodidas do solo, sua importância é grande onde são comuns os ventos fortes. Um dos principais danos causados pela erosão eólica é o enterramentode solos férteis; os materiais transportados mesmo de longas distâncias sedimentam-se recobrindo camadas férteis.



Degradação por Contaminação




A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmoestar na origem de problemas de saúde pública.



Conservação do Solo




A conservação do solo consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando a manutenção do equilíbrio ou recuperação.

Adubação Verde: é o uso de plantas (normalmente leguminosas) para serem incorporadas ao solo, com a finalidade de melhorá-lo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ocupação Desordenada do solo, riscos e consequências
  • A ocupação desordenada
  • ocupação desordenada
  • Ocupação Desordenada
  • Ocupação desordenada: um desafio para os gestores
  • degradação do solo
  • Degradação do solo
  • A degradação do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!