Degradação ambiental

Páginas: 11 (2611 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
SUMÁRIO



1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 4
1.1 TEMA 4
1.2 PROBLEMA 4
1.3 HIPÓTESE 4

2 DEGRADAÇÃO AMBIENTAL 4

3 ÁREAS DEGRADADAS 5

4 RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 7

5. REFERÊNCIAS 12


























1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


1. Tema:

Degradação Ambiental

2. Problema:

Desenvolvimento até a década passada era sinônimo de áreasdegradadas.

3. Hipótese:

Nos dias atuais com a preocupação ambiental, percebemos que para se desenvolver não é necessário destruir e através dos planos de recuperação é possível verificar as áreas que podem ser recuperadas.



2 DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

A degradação ambiental é um processo de degeneração do meio ambiente, onde as alterações biofísicas provocam alterações na fauna e floranatural podendo acontecer inclusive eventual prejuízos na biodiversidade, com diferentes graus de intensidade.
Normalmente é associada à ação de poluição com causas humanas, contudo, no decorrer da evolução do ecossistema, pode ocorrer por meios naturais.
Ao se desencadear um processo de degradação ambiental, sempre vai haver perda na qualidade de vida em virtude das alterações ambientais, mesmo queestas sejam relativas.
Os principais agentes causadores da degradação ambiental são: poluição, efeito estufa, chuvas ácidas, queimadas, contaminação de aquíferos, assoreamento, lixo perigoso, entre outros.
A poluição já é conhecida pela humanidade desde os tempos mais primórdios da civilização, quando o homem descobriu o fogo, ao longo da evolução ele foi transformando e ganhando formas maisagressivas, no entanto foi com a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo que a poluição passou a ser considerado um problema ambiental.
O planeta terra não estava preparado para o impacto da industrialização, da urbanização e do consumismo desenfreado do homem moderno. As indústrias e a urbanização trazem consigo inúmeros problemas ambientais, tais como a grande produção e acumulode lixo, o volume de esgoto, lançamento de gases na atmosfera, desmatamento, etc. a lista das formas de poluição e de degradação ambiental é imensa e seus prejuízos ao meio ambiente.
A área urbana de Manaus é cortada por braços de rios (igarapés). O crescimento urbano desordenado e a retirada da cobertura vegetal principalmente nas nascentes e nas áreas de preservação permanente – APP temocasionado a degradação dos mesmos.
É possível identificar vetores de pressão sobre o meio ambiente na cidade: Intenso crescimento da população urbana de Manaus; Avanço descontrolado das fronteiras da área urbanizada; Ocupação irregular de áreas de preservação ambiental; Déficit crescente da infraestrutura de recolhimento e destinação de esgotos sanitários e Insuficiência no sistema de coleta dosresíduos sólidos nas áreas de ocupação irregular. No caso específico da ocupação irregular de áreas de preservação ambiental, derivam vários problemas ambientais como a ampliação de áreas vulneráveis a riscos e poluição dos corpos d'água decorrente do lançamento de lixo e esgoto doméstico nestes. Esse crescimento não está acontecendo de forma sustentável, planejada e pouco se avalia os males causadosno meio ambiente e muito menos se tem feito para minimizá-los.

3 AREAS DEGRADADAS

No meio ambiente urbano, o simples fato da maior parte das áreas serem desflorestadas já constitui sérios problemas ambientais. No entanto, as cidades acumulam inúmeros outros problemas ambientais. Os veículos movidos a combustíveis fósseis lançam no ar partículas poluentes, prejudicando o funcionamento detodos os ambientes próximo, causam diversos problemas de saúde para o ser humano.
Os processos de urbanização e industrialização tem um papel fundamental nos danos ambientais ocorridos nas cidades. O rápido crescimento causa uma pressão significativa sobre o meio físico urbano, tendo as consequências mais variadas, tais como: poluição atmosférica, do solo, das águas, deslizamentos, enchentes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação Ambiental
  • Degradação ambiental
  • DEGRADAÇÂO AMBIENTAL
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • degradação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!