Degradação ambiental

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL




















Grupo:














Degradação Ambiental

A degradação ambiental é o conjunto de fatores que prejudicam o meio ambiente, normalmente oriundos de atividades humanas. O principal fator de degradação ambiental é a poluição em seus diversos níveis e formas, como poluição dos corpos de água (lagos, rios e mares), do ar, dosolo, etc. O fato de a matriz energética principal do mundo ainda ser constituída por combustíveis fósseis (carvão e petróleo), a combustão dos mesmos gera grandes quantidades de dióxido de carbono, que retém o calor na atmosfera (efeito estufa), agravando assim o aquecimento global, o qual, por sua vez, faz com que catástrofes naturais como inundações e furacões, por exemplo, sejam maisintensos, o que também afeta o meio ambiente. Outro bom exemplo é o abuso de pesticidas em lavouras comerciais, os quais são conduzidos pela água da chuva para rios e lagos, contaminando toda a cadeia alimentar desses ecossistemas, agravando assim a degradação ambiental. O desmatamento ilegal e as queimadas para limpar o terreno para produzir pastagens também geram degradação ambiental.

PrincipaisFormas de Degradação

Desmatamento

[pic]

O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas.
A exploração que naturalmente propicia devastação através das atividades humanas já dizimou, emcerca de 300 anos, mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo.
A atividade de extrativismo vegetal é extremamente importante em vários países como o Brasil, com predomínio de florestas tropicais, assim como a Indonésia e o Canadá com florestas temperadas, e essa extração coloca em risco diversos tipos de vegetações distribuídas no mundo.
Atualmente a destruição ocorre em “passoslargos”, podendo ser medida, pois anualmente são devastados cerca de 170.000 km2. Os causadores da crescente diminuição das áreas naturais do planeta são a produção agrícola e pastoril, com a abertura de novas áreas de lavoura e pastagens; o crescimento urbano, a mineração e o extrativismo animal, vegetal e mineral. Essa exploração é característica da Ásia, que, por meio da extração de madeira, jádestruiu 60% de toda a floresta. No Brasil, o número é pouco menor, mas não menos preocupante.
As conseqüências da retirada da cobertura vegetal original são principalmente perdas de biodiversidade, degradação do solo e o aumento da incidência do processo de desertificação, erosões, mudanças climáticas e na hidrografia.








Queimadas





[pic]


A queimada é um processo dequeima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem. Sua evolução passa pelos estágios de ignição, chamas, brasas e extinção. A ignição depende do material a ser queimado (biomassa) e de fatores ambientais como temperatura, umidade relativa do ar e vento.
É uma prática utilizada em todo o mundo, com maior intensidade na África e na Ásia, o que vem acarretandoprejuízos à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e a diversos tipos de agricultura do planeta, impactando significativamente os processos de mudanças climáticas na terra e do aquecimento global.
Por ser um processo de baixo custo, destinado a limpar uma área, é bastante usado por pequenos agricultores, que são os responsáveis pelo maior número de focos de incêndio. Os agricultores têm comoobjetivos para a queimada, além de limpar a área de cultivo, renovar a pastagem ou facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Apesar de trazer alguns benefícios em curto prazo, as queimadas prejudicam bastante o equilíbrio ambiental. Com o aumento da erosão do solo, interfere na qualidade do ar, além de, em alguns casos, acarretar danos a redes elétricas e outros elementos do patrimônio público. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação Ambiental
  • DEGRADAÇÂO AMBIENTAL
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • degradação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!