Degradação ambiental

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – PRAD
De acordo com BRASIL (1981) diante dos efeitos negativos causados pelas ações humanas é necessária a implantação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que é uma atividade com o objetivo do retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré estabelecido para o uso dosolo, visando a obtenção de uma estabilidade do meio ambiente. A Lei é bem clara no que diz respeito à obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário da contribuição pela utilização de recursos ambientais, com fins econômicos.
O objetivo amplo dos PRADs é a garantia da segurança e da saúde pública, através da reabilitação das áreasperturbadas pelas ações humanas, de modo a retorná-las às condições desejáveis e necessárias à implantação de um uso pós-degradação previamente eleito e socialmente aceitável (LIMA; FLORES; COSTA, 2006).

2.1.1 RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGARADADAS
Segundo Salvador e Miranda (2007) a recuperação se dá através de um plano que considere os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com adestinação que se pretende dar à área, permitindo um novo equilíbrio ecológico. Mas, para Arato, Martins e Ferrari (2003) nem sempre é possível o retorno de um ecossistema degradado à sua condição original, devido ao estado de degradação a que foi submetido.Segundo: Regenburger, Comin e Aumond (2008) salientam que na recuperação de áreas degradadas pela mineração é recomendado o uso de adubo químicoou orgânico para impulsionar o desenvolvimento vegetal.
A utilização de sistemas agro-florestais tem sido bastante difundida como alternativa para recuperação de áreas degradadas, não apenas pela mineração mas de um modo geral, atribuindo-se à combinação de espécies arbóreas com culturas agrícolas e/ou animais a melhoria nas propriedades físico-químicas de solos degradados, bem como na atividadede microorganismos, considerando a possibilidade de um grande número de fontes de matéria orgânica (REINERT, 1998).
Segundo Rodrigues e Gandolfi (1998) e Martins (2001) o sucesso de um PRAD pode ser avaliado por meio de indicadores vegetais de recuperação. E ainda para Martins (2001) é através desses indicadores que é possível definir se determinado projeto necessita de novas interferências oude ser redirecionado, visando acelerar o processo de sucessão e de restauração das funções da vegetação implantada.
Embora os PRADs sejam voltados para os aspectos de solo e vegetação, eles acabam afetando positivamente a água, o ar, a fauna, e os seres humanos.
2.1.2 A IMPORTANCIA DOS PRADs E COMO ELABORAR
Os PRADs são importantes meios da gestão ambiental para variados tipos de atividadeshumanas, principalmente as que envolvem desmatamento, terraplenagem, exploração de jazidas e outros. E para elaborar um PRAD é necessário seguir alguns passos fundamentais.
De acordo com relatório da EMBRAPA citado por Salvador e Miranda (2007) o desenvolvimento de um PRAD requer as seguintes atividades:
- inspeção ambiental da área a ser reabilitada;
- documentação fotográfica dos itens depassivo identificados;
- identificação dos processos de transformação ambiental que deram origem aos itens de passivo identificados;
- caracterização ambiental dos itens de passivo, em termos de sua representatividade, assim como de seus processos causadores;
- estabelecimento de medidas corretivas e preventivas para cumprir com as necessidades de reabilitação ambiental da área;
- orçamento dasmedidas.
As etapas de recuperação de áreas degradadas pela mineração envolvem um pré-planejamento, estabelecimento de objetivos a curto e longo prazos, remoção da cobertura vegetal e lavras, obras de engenharia, manejo de solo orgânico, preparação do local para plantio, seleção de espécies a serem plantadas, plantio e manejo regular da área após a recuperação.
Já na urbanização a recuperação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação Ambiental
  • Degradação ambiental
  • DEGRADAÇÂO AMBIENTAL
  • Degradação ambiental
  • degradação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!