Degradação Ambiental

Páginas: 14 (3350 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Degradação Ambiental



Resumo
O presente trabalho analisa as questões abordadas no artigo acadêmico “Degradação Ambiental e Teoria Econômica: Algumas Reflexões sobre uma Economia dos Ecossistemas” dos autores Daniel Andrade e Ademar Romeiro, com livros e estudos de outros artigos que debatem o tema degradação ambiental e sua estreita relação com o desenvolvimento econômico. A proposta éapresentar o panorama atual deste cenário tão dinâmico e complexo que envolve economia e ecologia, além de abordar como os estudiosos de ambas as áreas e a sociedade visualizam essa relação.

Palavras-chave: Economia, Degradação Ambiental, Sustentabilidade, Capital Natural, “Economia dos Ecossistemas”

Introdução
Economia e sustentabilidade nunca tiveram tão em voga na discussão sobre ofuturo do planeta. São recentes os debates acerca do assunto e alguns estudiosos se especializam em pesquisas e análises que possam refletir melhor este cenário. As evidências cada vez mais latentes dos limites do capital natural estão dando sinais de alerta.

A economia enquanto ciência social não deve ficar alheia a este processo de busca de uma sociedade ecologicamente sustentável, já que falamosde uma ciência de recursos escassos. Daí a importância do surgimento da intitulada “economia ambiental” ou “economia dos ecossistemas” como peça fundamental para o progresso da ciência e da sociedade no campo ambiental.

O artigo em estudo cita que o posicionamento dos economistas neoclássicos, até então despreocupados com as questões do meio ambiente, muda gradativamente. Os autores AdemarRomeiro e Daniel Andrade (2011) destacam que Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, em seus modelos de crescimento construídos nos séculos XVIII e XIX, abordaram sobre a finitude dos recursos naturais e a limitação do crescimento da produtividade como entrave à expansão econômica. Mas, os neoclássicos eram convictos de que o sistema capitalista e os padrões de consumo não seriam obstáculosao meio natural. Na visão deles, o avanço tecnológico e o crescimento econômico extra seriam capazes de solucionar os problemas ambientais.

Os autores citam ainda que os ganhos com o desenvolvimento econômico foram obtidos a custos crescentes na forma de degradação dos ecossistemas, pois teme-se que a expansão do sistema econômico global tenha atingido certo ponto a partir do qual se tem o que échamado de “crescimento deseconômico”.

Apesar da crescente pressão social para aumentar os níveis de consumo e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, a economia pode ser necessária para entender e contribuir para mudanças nas previsões catastróficas para o futuro do planeta, mas não apenas. É necessária uma integração de informações e contribuições de diversas áreas do conhecimento comoengenharia, física, química, ecologia, biologia, ciência política, entre outras.

Embora esteja ocorrendo um relativo avanço no que poderia ser considerado uma conciliação entre os pontos defendidos pelas ciências econômicas e ciências ambientais, ainda é comum presenciar um certo desdém de ambos os lados para pontos específicos que envolvam a questão de se preservar para crescer e crescer semdestruição. Faz se necessário desmistificar este assunto, deixando de ser apenas uma preocupação ambiental para efetivamente fazer parte de um processo de desenvolvimento economicamente sustentável.










Desenvolvimento

A década de 60 marcou o início dos debates da questão ambiental pelos estudiosos da área da economia, na tentativa de incorporar o tema ecologia tanto doponto de vista teórico quanto prático. O desafio do desenvolvimento sustentável não deve ser encarado a partir de uma perspectiva somente teórica, que desconsidera as dimensões culturais e éticas no processo de tomada de decisão.

Com a Revolução Industrial, a capacidade humana de intervir na natureza ganhou dimensões gigantescas e continua a aumentar. Apesar dessa notável capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental
  • Degradação Ambiental
  • Degradação ambiental
  • DEGRADAÇÂO AMBIENTAL
  • Degradação ambiental
  • Degradação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!