Deformações No Joelho

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Deformações No Joelho


Tipos de desvios

A forma do membro inferior depende do alinhamento do fémur e da tíbia, os ossos que, juntamente com a rótula, constituem a articulação do joelho. Em condições normais, ao observar-se o membro inferior de um indivíduo adulto de frente, é possível vislumbrar que a estrutura entre o fémur e a tíbia não é reta, visto que o osso da coxa apresenta umacerta inclinação entre a anca e o joelho, em que o ângulo externo formado entre o fémur e a tíbia, com o vértice no joelho, é de cerca de 170°. Por outro lado, quando se observa o membro de perfil, a estrutura entre a coxa e a perna, quando o joelho se encontra esticado ao máximo, é praticamente reta, de tal forma que o ângulo formado entre o fémur e a tíbia à altura do joelho é de cerca de 180º.Tendo em conta estas informações, a forma do membro inferior pode apresentar vários desvios, distinguidos em três tipos básicos, consoante a posição adoptada pelo joelho em relação à estrutura.
• Joelho valgo. Dado que o joelho se encontra desviado da linha média do corpo, o ângulo externo entre o fémur e a tíbia é mais reduzido do que o normal, ou seja, inferior a 150° - caso o problema sejabilateral, os membros inferiores apresentam uma forma típica em X.
• Joelho varo. Como o joelho se encontra deslocado para fora, o ângulo externo entre o fémur e a tíbia é maior do que o normal, ou seja, superior a 180. - caso o problema seja bilateral, os membros inferiores adoptam uma típica forma de O.
• Joelho encurvado. Neste caso, o desvio é anteroposterior, pois ao observar o membro inferiorde perfil aprecia-se que o joelho se encontra deslocado para trás.

Causas

Os desvios dos membros inferiores podem ter várias causas. De facto, tanto podem ser provocados por um problema de crescimento dos ossos, cuja origem é ainda desconhecida, como por um defeito na sua calcificação (raquitismo, osteomalacia) ou retrações musculares, excessiva debilidade dos músculos e ligamentos, sequelasde fraturas mal curadas, entre outros.
O joelho valgo pode ser provocado por uma alteração da cartilagem de conjugação da extremidade inferior do fémur, que provoca maior desenvolvimento da metade interna do que da externa e o desvio do joelho para dentro. Embora a origem desta alteração não seja, na maioria dos casos, conhecida, por vezes, pode ser provocada por um outro problema ósseo,independentemente de ser no pé ou na anca, que provoca um aumento da pressão ou uma sobrecarga desigual sobre a cartilagem de conjugação da parte inferior do fémur.
O joelho varo tanto pode ser provocado durante o desenvolvimento embrionário, devido a uma inadequada posição do feto no interior do útero, como pela adopção de posturas incorretas durante a amamentação, quando o bebé mantém constantemente aspernas abertas e separadas, com os dedos dos pés dirigidos para dentro ou por uma alteração na cartilagem de conjugação da extremidade superior da tíbia, com um defeito de desenvolvimento da metade interna em relação à externa.
Embora o joelho encurvado também possa ser provocado por uma má posição fetal intrauterina, na maioria dos casos, é originado por problemas neuromusculares como, porexemplo, uma sequela de poliomielite ou um problema consequente de outra malformação esquelética no pé, como o pé equino.
Por fim, é preciso ter em conta que as infecções ósseas e os traumatismos podem originar um desvio unilateral, embora apenas num dos membros.

Consequências

Para além das alterações estéticas, os desvios do membro inferior podem, de acordo com o tipo e sempre que o defeitoseja significativo, provocar dificuldades em andar ou, sobretudo, em correr. Por exemplo, em caso de joelho valgo bilateral, a perturbação da locomoção deve-se ao facto de os joelhos roçarem entre si durante a marcha, o que obriga a pessoa afetada a caminhar de uma maneira especial, sendo esta denominada "marcha em tesouras", na medida em que descreve um arco em cada passo, de modo a cruzar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deformações
  • joelho
  • De Joelhos
  • Joelho
  • Joelho
  • joelho
  • Joelho
  • O joelho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!