Deformações Em Concreto Armado

Páginas: 9 (2162 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Projeto Aplicado - Comportamentos dos Materiais

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Deformações em Estruturas de Concreto Armado

Curso: Engenharia Civil
Turma: ENC3ANRJB
Professor: Edézio Antônio Beleigoli

Celina Paula Rodrigues, Guilherme Frederico Meira Costa, Hermes Gonçalves de Oliveira, Paulo César Silva Colares, Simone Cristina Silva Valadares, Suzana Lima deAlmeida.




Resumo – Uma das patologias mais instigantes do concreto armado, as fissuras são apresentadas neste trabalho como conseqüência das deformações excessivas oriundas dos carregamentos e má utilização das peças de concreto. A correta aplicação dos cálculos de deformação contribui para encontrar os valores máximos das flechas e suas inclinações a fim de evitar problemas desta natureza.Palavras-chave:, fissuras, deformações, flechas, momento fletor

1. Introdução
O concreto de cimento Portland, altamente utilizado na construção civil, é resultado da mistura, em quantidades racionais, de aglomerante (cimento), agregados (pedra e areia) e água. Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento emformas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam entre aglomerante e água.
Utilizado nas estruturas das edificações, o concreto armado se tornou um dos mais importantes elementos da engenharia Civil e Arquitetura no século XX. Diferencia-se do concreto devido ao fato de possuir uma armadura metálica responsável por resistir bem aos esforços detração, ao passo que o concreto em si resiste bem à compressão.
Sob ação dos carregamentos e das forças da natureza, o concreto apresenta deformações que podem originar em fissuras, que, dependendo de sua abertura e do ambiente no qual a peça está exposta, podem ser prejudiciais para a estabilidade da estrutura. Assim, devido às deformações, há normas da ABNT que estabelecem regras e característicasmínimas que os processos devem cumprir, a fim de garantir a segurança e durabilidade dos elementos estruturais.
2. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de avaliação das deformações em elementos estruturais de concreto armado quando submetidos a diferentes carregamentos, esforços mecânicos, de modo a verificar as consequências dos danos provocados nos mesmos, propondo açõespara minimizar os efeitos das deformações nas estruturas.
3. Justificativa
O conhecimento dos fatores que influenciam o concreto armado e que afetam o seu desempenho ao longo do tempo, seja durante o período de crescimento das propriedades mecânicas, seja durante as etapas construtivas, ou mesmo ao longo de sua vida útil, gera grandes benefícios, capacitando o profissional da área a utilizarmeios de minimizar as deformações e suas consequências.
4. Revisão Bibliográfica
O concreto apresenta alta resistência às tensões de compressão (S=P/A intensidade das forças distribuídas numa certa seção transversal), porém, baixa resistência à tração (cerca de 10 % do valor de sua resistência à compressão). Com a necessidade de agregar ao concreto um material que possuísse alta resistência àtração, surgiu o aço, material capaz de resistir às tensões de tração e torção atuantes na estrutura. A essa união (concreto e armadura – barras de aço), denomina-se “concreto armado”, no qual as barras da armadura absorvem as tensões de tração e torção evitando o rompimento da peça e o concreto absorve as tensões de compressão, podendo também ser auxiliado por barras de aço (caso típico de pilares, porexemplo).
Quando uma força é aplicada a um material, resulta-se em sua deformação, ou seja, suas partículas são deslocadas de sua posição original. Contanto que o carregamento não ultrapasse determinado limite crítico do regime elástico, os deslocamentos são reversíveis. Assim, quando a força anteriormente aplicada é removida, as partículas retornam às suas posições iniciais, não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concreto armado
  • Concreto armado
  • concreto armado
  • Concreto armado
  • concreto armado
  • Concreto Armado
  • Concreto armado
  • Concreto Armado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!