Defit de atenção

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Dificuldades de aprendizagem – Aula - 11.03.13
Sugestão de leitura
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf
O termo dificuldade de aprendizagem começou a serusado na década de 60 e até hoje na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou crianças desobedientes. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-sea um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos, emocionais ou neurológicos, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.
De acordo com Brandão e Vieira (1992), otermo aprendizagem e suas implicações (dificuldades e distúrbios) tratam de uma defasagem entre o desempenho real e o observável de uma criança e o que é esperado dela quando é comparada com a médiadas crianças de uma mesma faixa etária, tanto no aspecto cognitivo como em uma visão psicrométrica.
Já, Kiguel (1996), afirma que dificuldades de aprendizagem seriam incapacidades funcionais oudificuldades encontradas na aprendizagem de uma ou de várias matérias escolares.
Etiologia
Várias teorias tem sido formuladas para explicar a causa ou as causas das dificuldades de aprendizagem. Elas sãoconcebidas de modo a envolver o cérebro de alguma forma. As causas mais comuns apontadas são:
- defeitos ou erros na estrutura do cérebro;
- abuso de drogas;
- má nutrição;
- herança genética dospais;
- falta de envolvimento dos pais durante as fases de desenvolvimento precoce do bebê;
- falta de comunicação entre as várias partes do cérebro;
- quantidades incorretas devários neurotransmissores, ou problemas no uso dos mesmos por parte do cérebro;
- problemas comuns com os neurotransmissores incluem níveis insuficientes de dopamina, regulagem inadequada de serotonina e recaptaçãoexcessiva da dopamina, onde neurónios emissores de dopamina reabsorvem-na em quantidade demasiada após liberá-la para se comunicar com outros neurônios (também implicado nos quadros de depressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alunos com transtornos de défit de atenção e himperatividade
  • Atenção
  • Atenção...
  • atenção
  • Atencao
  • Atenção
  • atenção
  • Atenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!