Definição do Campo Profissisonal do Contador

2274 palavras 10 páginas
Definição do campo profissional do contador

1) Qual a rotina do trabalho do contador?

O contador é o responsável por toda a rotina contábil fiscal, tributária, e trabalhista de uma empresa. É o responsável por apurar as receitas, despesas, e, lucros que uma empresa tem, bem como a correta contabilização destes elementos, de forma legal, correta, e contínua, além de ser uma fonte permanente de consultas por todos os setores da empresa, bem como sua diretoria.

2) Quais relatórios contábeis obrigatórios e gerenciais são elaborados, sua frequência e finalidades?

São elaborados os seguintes relatórios, com suas respectivas frequência e finalidade: 1) Balanço Patrimonial (periódico) – Tem por finalidade refletir, em um determinado momento, a situação financeira da empresa, com todos os seus bens e direitos, constantes no Ativo, assim como suas obrigações perante os sócios e terceiros, constantes no Passivo. Para o analista, "o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas". 2) DRE (Trimestral) – Tem por finalidade demonstrar as variações do Patrimônio Líquido, causadas pela atividade da empresa, as quais ocorrem pela diferença entre receitas e despesas, retratando apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (fluxo de dinheiro). Para a Demonstração de Resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimônio Líquido. 3) Fluxo de Caixa (Mensal) – Tem por finalidade servir como instrumento de analise financeira da empresa, e faz com que se torne junto aos relatórios contábeis a base para o processo decisório.

3) Qual a contribuição da Contabilidade para a gestão das entidades?

A tomada de decisões de impacto, sobretudo, financeiro na Instituição está relacionada aos relatórios contábeis emitidos. A contribuição da contabilidade gerencial na geração de

Relacionados