definição de BRICS Ricardo Oliveira FMU..doc transferido com

795 palavras 4 páginas
3. Definindo os BRICS

Os analistas conceituando os Brics em uma breve tentativa , o divide em duas formas : para um lado segue com a tentativa de implementar uma terminologia capaz deixar claro o significado do agrupamento, do outro, compreender qual a dinâmica que o grupo participa, se impõe e é reativo no meio internacional.
O BRICS fica reticente e é considerado com capacidade limitada na participação dos momentos internacionais ou condução da governança global.
Pretende-se com a instituição estabelecer uma imagem para dinâmica representativa para além do velho ocidente.
Há muitos textos que compõe a literatura analisada, e sua variação, terminologia e compreensão das limitações do grupo é compatível com a quantidade de autores.

Para Renata Thiebaut, a função principal do BRICS seria muito além da questão econômicas. É uma plataforma para estabelecer diálogos e trocas .
Carlos Eduardo Lins da Silva diz que , futuramente, para a governança global o grupo poderá ter grande influencia, mas que no momento tem pouca relevância .
Segundo Adam Wolfe seriam uma junção de forças entre os países para promover mudanças em instituições internacionais como ONU, FMI e Banco Mundial.
Para Harsh Pant, ainda é um bloco em desenvolvimento com muitas tentativas de efetivar o grupo, mas com dificuldade de articulação devido ao tamanho da economia chinesa, às diferenças entre os países, com tensões internas ( como Sino-indiana). Segundo Stewart M. Patrick o caráter do grupo é uma bricolagem inicial: o fato de serem potências emergentes e muitas insatisfações em comum. Por manobras diplomáticas aos poucos houve então a coalizão, considerado um símbolo da mudança dos tempos.
Para Ricardo Sennes, o movimento de emergência dos BRICS seriam de reacomodação dentro do regime e instituições existentes, os países membros têm pouco interesse em tornar esses regimes mais robustos , sendo caracterizado como um grupo de “agenda internacional minimalistas.”
Affonso Celso de

Relacionados