Definindo sugestão e libido

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
No livro “Psicologia das massas” o capítulo “Sugestão e libido” inicia explicitando que o indivíduo quando está em grupo, encontra-se sob influência deste, visto que sua submissão às emoções torna-seextremamente intensa, enquanto o seu intelecto, ou seja, sua parte racional encontra-se diminuída de tal forma que o indivíduo possa aproximar-se dos indivíduos do grupo, permitindo ser influenciadopor eles.
É visto também, que esse fenômeno é devido a dois fatores importantes: a sugestão mútua dos indivíduos e o prestígio dos líderes, sendo que o prestígio só é identificado por suacapacidade de evocar a sugestão dentro do grupo. Autores como McDougall falam que os grupos se distinguem por sua especial sugestionabilidade, ou seja, que a sugestão é de fato um fenômeno irredutível eprimitivo à natureza humana. Já o autor Brugeilles diz que o conceito de imitação está dentro no conceito de sugestão. Há também a opinião de Bernheim, que sentia-se indignado com a tirania da sugestão eque a enxergava como uma injustiça, uma espécie de ato de violência, pois todo ser humano tem direito à contra sugestão, quando submetido a determinada sugestão.
Em uma breve explicação do conceitode libido, é observado que ele é definido como à energia, considerada como uma magnitude quantitativa, porém, não mensurável daqueles instintos que têm a ver com tudo relacionado ao conceito de“amor”, todavia o amor no sentido de união sexual como objetivo principal. Embora exista essa definição, o conceito de amor não exclui o amor próprio, por exemplo, e nem exclui também o amor pelos pais, pelosfilhos, pela humanidade em geral, ou a devoção a objetos concretos ou a idéias abstratas.
Enfim, é analisado como o conceito de libido aplica-se na psicologia das massas, tendo uma correlação entre oespírito coletivo e o os laços emocionais que ligam um indivíduo a outro e logo, o conceito de “Eros” mantém a coesão de poder dentro de um determinado grupo, pois as relações emocionais têm uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sugestão e libido
  • Sugestão e libido freud
  • Libido
  • Libido
  • Libido
  • Sugestao
  • Sugestão
  • sugestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!