Definicao Hidrologia e hidrofesra

764 palavras 4 páginas
Definição

A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos enterativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

Importância

É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre. Os profissionais de hidrologia também atuam também na prospecção de poços de água e aqüíferos.

Num tempo em que os recursos hídricos, principalmente de água doce, estão ficando cada vez mais raros, a hidrologia torna-se uma ciência de grande importância para o ser humano.

____________________________________

Links relacionados

Tratamento de Água - processos e importância. Poluição da Água - Meio Ambiente, poluentes, causas, problemas Economia da água DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de março, história do dia, Declaração. CICLO DA ÁGUA - O que é o ciclo hidrológico, chuvas, evaporação, água ÁGUA - propriedades, fórmula, importância, economia e consumo Curso de Engenharia Hídrica

HIDROSFERA
A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.

Distribuição de água na hidrosfera

Calotas de gelo e geleira 2,15%
Água na atmosfera 0,001%
Água no subsolo 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029%
Oceanos 97,2%

A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou,

Relacionados