Definicao do aluliminio e sua densidade

797 palavras 4 páginas
Definição do Alumínio

Metal (Al) branco brilhante, leve, dúctil e maleável, que o ar altera muito pouco. O alumínio funde a 660ºC e sua densidade é 2,7. O composto mais importante é seu óxido, a alumina. A redução eletrolítica desse óxido, obtido a partir da bauxita, está na base da metalurgia moderna do alumínio. É utilizado na fabricação de utensílios domésticos e, por causa de sua leveza, na indústria automobilística, aeronáutica e eletrônica, na construção e na decoração.

Alumínio é o metal mais abundante na crosta terrestre e o terceiro elemento mais abundante depois do oxigênio e do silício.

O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se formam rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.

Definição do Cobre

O elemento de transição cobre é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, está localizado no grupo I-B da tabela periódica, possui número atômico 29, massa atômica 63,55 g mol-, ponto de fusão de 1038°C, ponto de ebulição 2927ºC, é um metal macio, maleável e dúctil. O símbolo químico do metal é Cu, originado do latim “cuprum”, em alusão ilha do Chipre onde se acredita ter sido encontrado pela primeira vez.

É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, principalmente, existem outros, porém este apresenta um teor mais alto

Relacionados