DEFINI O DOS CONCEITOS ABORDADOS TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LOG STICA REVERSA

1217 palavras 5 páginas
DEFINIÇÃO
1. CONCEITO DE LOGÍSTICA
Segundo Ballou, 2006, o conceito logístico teve sua origem em organizações militares, devido ao distanciamento das lutas, tiveram necessidades de estudar e planejar o abastecimento das tropas como armamentos, alimentos, água, medicamentos e alojamento.
O primeiro homem a implementar estratégias logísticas foi Alexandre o Grande, ele utilizava equipes que tinha função de destruir as resistências das cidades inimigas, organizar e armazenar alimentos, equipamentos, transportes das tropas, e desenvolver novas armas de combate. (BALLOU, 2006). Com o passar do tempo a Logística era cada vez mais reconhecida do ponto de vista acadêmico, passando a ser estudada como ferramenta estratégica e introduzida nas organizações, as empresas passaram adotar o planejamento logístico enfatizando a satisfação do cliente.
Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística (ASLOG) é definida como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de armazenagem eficientes e de baixo custos de matérias primas, estoques em processos, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente.
2. CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA
Entende-se como o conceito que abrange instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. A logística pode ser de pós- consumo e pós- venda.

2.1 Logística Reversa de pós-consumo
Bens de pós-consumo são os produtos ou materiais constituintes cujo prazo de vida útil chegou ao fim, sendo assim considerados impróprios para o consumo primário, ou seja, não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas. No entanto, não quer dizer que não possam ser

Relacionados