Defini Odterminismo

1492 palavras 6 páginas
(bruno)
Definição:
- é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.
-é a tese que a escolha e a ação humanas não são fruto do livre-arbítrio. O determinismo não é diretamente contrário ou incompatível com a liberdade, embora seja contrário ou incompatível com uma concepção de liberdade, o livre-arbítrio
A explicação habitual desta ideia consiste em defender que para qualquer acontecimento existe um estado anterior que lhe está relacionado, de tal maneira que esse estado anterior não poderia, sem violar uma lei da Natureza,existir sem que existisse o acontecimento.

Cada fato no Universo é inteiramente dirigido pela lei. A doutrina considera que todos os fatos no universo físico são dependentes e condicionados pelas causas.

CONTEXTO HISTÓRICO:
O determinismo foi utilizado, como sistema explicativo do universo, a partir da Idade Moderna, em especial para a determinação das leis que governam os fenômenos naturais. Esta doutrina se baseia na concepção mecanicista do mundo físico, que aborda todo movimento como submetido a leis de tipo mecânico, isto é, que se repetem com absoluta regularidade, dada a igualdade das situações observadas.

(LUANA)
PRÉ DETERMINISMO
O Pré-Determinismo assume que há um “destino” que já foi definido pela causa primeira, e que essa causa gerou uma reação em cadeia, até os dias de hoje, de Causa -> Consequências, consequências que seriam causas das novas consequências, e assim por diante.
Exemplo:
“Tudo possui uma causa. Duas causas iguais, e em situações iguais, não podem gerar consequências diferentes. Logo, estamos presos a uma cadeia de causas-> consequências já pré-determinadas.”

*não é obrigado a falar só para saber o que é “Causa primeira*
Causa Primeira ou Causa Eficiente 8
Decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. Não se encontra, nem é possível, algo que seja a causa eficiente de si próprio, porque desse

Relacionados