Defini Es PARA PROVA DE PORTUGUES

278 palavras 2 páginas
Definições

Língua: É um instrumento de comunicação composta por regras gramaticais que permite comunicar-se e compreender-se
Linguagem: É todo ato de comunicação seja ele qual forem, imagens, gestos, letras, sinais.
Cultura: É aquilo que resulta da criação, ou seja, é aquilo que nós aprendemos em nossa família no local onde vivemos adaptamos a uma cultura própria.
Polissemia: É aquelas palavras que tem uma multiplicidade de significado, por exemplo : manga pode ser manga da camisa ou manga fruta.
Denotativo: Quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum seu significado próprio, real, exemplo: já li essa pagina do livro.
Conotativo: É o sentido figurado , quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto. Exemplo: você é meu sol.
Narração: é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas.
Descrição: É o relato de um objeto, pessoa, cena ou situação estática, ou seja, não depende do tempo. Descrever é desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo leitor em sua mente.
Dissertação: É um texto que se caracteriza pela exposição, defesa de uma ideia que será analisada e discutida a partir de um ponto de vista.
Gênero textual: É a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Amelia
    48656 palavras | 195 páginas