Definições

Páginas: 17 (4044 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
1-AGRONEGÓCIO
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termoagropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.[1]
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária,ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final.Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.[
2-ESTRUTURA FUNDIÁRIA
Na agricultura e na pecuária são utilizadas técnicas e instrumentos, porém, o principal meio de produção no campo é a terra. Sendo assim, não é possível realizar um estudo adequado da economia agrária de um país ou de uma região semfalar da estrutura fundiária, isto é, da propriedade sobre a terra. A Estrutura Fundiária é a forma com o recurso terra se divide em propriedades, de acordo com todo o processo histórico da área analisada e também com as leis da propriedade ditadas pelo Estado.
Esse processo segue diversos caminhos, podendo dar origem a problemas sociais importantes. Um deles tem a ver com a concentração de terrasna posse de um número limitado de proprietários, que tem dado origem a conflitos sociais ao longo da história em várias regiões.

3-FRONTEIRA AGRÍCOLA NA AMAZONAS
Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e/ou terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos,criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos. Além disso seu crescimento acelerado também está ligado pela ausência de políticas públicas eficazes onde a terra acaba sendo comprada barata e o controle fiscal inoperante.
A ocupação do solo tem, historicamente, como etapa inicial a retirada da cobertura florestal original. A vegetação nativa sempre foi considerada como umabarreira ao desenvolvimento. Pode-se observar ainda hoje traços desta maneira de se relacionar com a floresta, que remontam à época da colonização. O INCRA, por exemplo, exige a retirada de parte da cobertura florestal para que o título da mesma seja concedido em definitivo. A pecuária extensiva considerada como a desbravadora das fronteiras nacionais é responsável pela destruição de extensasáreas de florestas nativas, áreas estas sem nenhuma aptidão agropecuária que são utilizadas por alguns anos e abandonadas, em detrimento da biodiversidade local. Quando não são apenas cortadas e queimadas as florestas sofrem um processo de garimpo onde são retiradas apenas as espécies de maior valor econômico, sem nenhum planejamento causando, grandes impactos a floresta. Este trabalho tem por objetivoanalisar o processo histórico de destruição das florestas tropicais inicialmente da mata atlântica (São Paulo, norte do Espirito Santo, e sul da Bahia) e que agora se voltam para a amazônia oriental. Observou-se um primeiro ciclo de remoção da vegetação original na Bahia, entre 1500 e início deste século, quando se intensifica o desmatamento no estado de São Paulo. Na década de 70 as matas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definições
  • Definições
  • Definições
  • definições
  • Definições
  • Definições
  • Definições
  • Definições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!