Definições de Teologia

Páginas: 17 (4168 palavras) Publicado: 20 de abril de 2015
INTRODUÇÃO

Todo saber tem seu mistério. E no mistério deve-se ser iniciado. O saber teológico vê-se envolvido, mais que qualquer outro, por véu misterioso, por tratar-se, em última análise, de conhecimento a respeito do mistério dos mistérios: Deus. “Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa” (Ex 3,5) soa aos ouvidos de quem pensa aproximar-se do estudo dateologia. Só nessa atitude de reverência religiosa consegue-se penetrar o mundo da teologia. Nisso ela difere grandemente das outras ciências. O halo sagrado envolve-a, e se ele se desfaz termina-se por praticar teologia secularizada. E esta, por sua vez, acaba passando atestado de óbito para si mesma.
O estudo da teologia hoje navega por mares bravios, mas fascinantes. Depois que os ventos damodernidade e da pós-modernidade vieram açoitar o pensamento religioso, ora ferindo-o em sua raiz, ora espalhando suas sementes por todas as partes, a teologia caiu no descrédito. Por conseguinte, a teologia, às vezes, parece estar vestida com paramentos religiosos antigos e produzir mais riso que interesse.
Desse modo, trajar a roupa do momento histórico sem trair sua vocação de fidelidade à tradiçãoapresenta-se como um grande desafio à teologia. Partindo deste pressuposto, este trabalho se propõe a tratar do tema das ‘definições de teologia’, considerado um tema essencial para o aluno de teologia iniciante, o qual, desde o início, é chamado à tarefa exigente e ingente de falar sobre teologia com maior contemporaneidade a si mesmo e a seus coetâneos.














1 O QUE É A TEOLOGIA?

1.1 Oconceito de teologia

Quando perguntamos o que é a teologia, o mais comum e imediato é investigar as raízes da palavra. Sabendo que toda palavra paga tributo à sua etimologia, dizemos, então, que ‘teologia’ vem de duas raízes gregas: theos, que significa ‘Deus’, e logos, que significa ‘estudo, razão ou tratado’. Logo, teologia é a disciplina que estuda Deus. Trata-se de um discurso, um saber, umapalavra, uma ciência de ou sobre Deus.
No entanto, conforme ressaltam González e Pérez1, quando afirmamos que a teologia é ‘a disciplina que estuda Deus’, não dissemos muita coisa, pois, para definir de modo apropriado uma disciplina, precisamos saber distinguir seu método e seu objeto de estudo. Por exemplo, a história não pode observar diretamente os acontecimentos de que se ocupa e, portanto,estuda os documentos, restos arqueológicos e outros indícios que dão testemunho desses acontecimentos. Levando isso ao campo da teologia, vemos então que não basta dizer que é a ‘disciplina que estuda Deus’, mas que também é necessário considerar quem é este Deus que a teologia estuda e como o conhecemos.
De acordo com Libanio e Murad2, o conceito ‘teologia’ situa-se numa sequência de movimentosque terminam em Deus. Trata-se, antes de tudo, de uma operação intelectual humana. Configura-se como determinado tipo de saber, de conhecimento, um esforço de compreensão que a inteligência humana empreende diante da necessidade do ser humano de compreender sua fé.

O ser humano quer compreender sua fé. Pela fé, ele lança ponte intermédia que o liga a Deus. Não quer fazer qualquer estudo de Deus.Mas intenta aprofundar, justificar, esclarecer seu ato de fé nele. Portanto, a teologia define-se como reflexão crítica, sistemática sobre a intelecção de fé. E a fé termina em Deus e não nos enunciados a respeito de Deus [...]. O ato do que crê não termina no enunciado, mas na coisa.3

Porém, preconceitos positivistas fazem com que a teologia seja considerada uma disciplina misteriosa eestranha, como se ela falasse de Deus numa linguagem bem distante da experiência humana comum. Chamam-na de abstrata e dizem que está cheia de palavras a um tempo familiares e difíceis de definir, palavras como fé, justificação, redenção, graça, salvação, revelação, escatologia, espírito, e assim por diante.
A teologia pode parecer complexa, mas oculta sob essas palavras, consideradas obscuras, trata...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definições
  • Definições
  • Definições
  • Definições
  • definições
  • Definições
  • Definições
  • Definições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!