Definições de marketing

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
Juliana Barros D’Alesio – RA A117BG-5
Propaganda e Marketing – 5º Semestre - Profº Derito

1. GESTÃO DE DADOS E INFORMAÇÃO:
Database Marketing
O Database Marketing é o gerenciamento de sistema de dados atualizados sobre clientes atuais e potenciais de sua empresa e produto. Segundo a National Center for Database Marketing, é um setor de dados usado para identificar os clientes maispropensos a responder as ações de marketing efetuadas pelo departamento de planejamento de uma empresa.
Ele permite a empresa segmentar os grupos de consumidores através da análise do seu perfil e do desenvolvimento de ações dirigidas, permitindo a melhor exploração do público e a descoberta de novos nichos de mercado. Não é simplesmente um cadastro, pois é capaz de gerar e proporcionar interatividade.Considerado a grande alavanca do marketing direto, o Database considera as diferenças dos clientes para o desenvolvimento de estratégias que otimizem este processo. Deste modo, desenvolve a coleta, manutenção e análise detalhada das informações de determinado público-alvo otimizando e direcionando o desenvolvimento de planejamentos a fim de satisfazer expectativas do público-alvo, quer sejaindivíduos ou organizações.
Todas essas informações ajudarão na elaboração e implementação de planejamento estratégico para a satisfação das necessidades e desejos do público-alvo. Utiliza-se de base de dados específicas as ações de marketing, é um processo que viabiliza processos básicos de análise de público e a geração de conhecimento sobre o Data Mining (mineração de dados).
O Database Marketingsegue as seguintes fases de processamento de informações:
* Definição dos objetivos e questões analisadas (relação entre resultados e objetivos);
* Na análise de dados (quantitativa e qualitativa);
* Seleção de dados (para cada contexto de mercado e segmento);
* Tratamento dos dados (como apresentá-los);
* Processamento (quais técnicas de processamento de dados seráutilizada);
* Análise dos resultados;
* Avaliação.

O Database permite, de forma dirigida e segmentada, mudar a perspectiva das informações para o processo de decisão de uma empresa. O departamento de marketing incansavelmente exploram todo o potencial de informação presentes no DBM, porém a construção de dados e de bases de análise requerem um período de tempo.

Data Warehouse
É umsistema utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada.
Cada vez que um cliente faz contato com a empresa, seja da forma que for, são capturadas informações sobre ele. Essas informações são organizadas em um data warehouse, possibilitando consultar e analisar dados do cliente, possibilitando e facilitando a tomada de decisõesestratégicas.
Esse sistema concentra dados de diversos sistemas estruturados e outras bases de dados. Os dados antes de serem armazenados são filtrados, normalizados, reorganizados, sumarizados para constituírem uma base de dados confiável e íntegra.
Um data warehouse é projetado para buscar todo tipo de informação que se possa ter de um cliente, e que pode estar "escondida" no banco de dados. Alongo do tempo os sistemas de informações são desenvolvimentos visando o controle de um determinado processo na empresa. Em alguns casos, nem mesmo os analistas de sistemas conseguem ter a visão do todo. O data warehouse foi criado para resolver esses problemas, visto que sua promessa é dar ao usuário final flexibilidade na hora de realizar uma pesquisa, mesmo as mais exóticas.

BusinessIntelligence
Pode ser traduzido como Inteligência de negócios, ou inteligencia esmpresarial. É um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Business Intelligence (BI) é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • definições de marketing
  • Definições de marketing
  • Definições de marketing
  • DEFINIÇÕES DE MARKETING
  • CONCEITOS, DEFINIÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA O MARKETING
  • Marketing político: conceitos e definições
  • Definições estratégicas de marketing
  • Marketing pessoal, E suas definições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!