Definições de embalagens para alimentos

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Considerações para criação das embalagens

Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança. O design de embalagem agrega valor, adequando de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e define seu posicionamento correto no mercado. É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação odesign pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
DESENVOLVIMENTO
Ao se desenvolver uma embalagem, deve-se definir os elementos do projeto técnico: Matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte etc., associado à qualidade do produto. No rótulo se aborda os problemas do design de informação e publicidade.
No design de embalagens, odesigner deve ter em conta algumas questões:T
De que tipo de embalagem se trata?
É uma embalagem para líquidos?
Para proteger objetos frágeis?
Qual o peso e o tamanho dos objectos que vai conter?
São pesos uniformes?
Como vai ser transportada?
Terá de ser atraente?
Em que material irá ser feita?(cartão/plástico/madeira/vidro…)
Pra onde irá esta embalagem após seu descarte?
Qual seu ciclode vida?
No aspecto de engenharia de embalagem, ela deve proteger o produto de todas as exigências que ocorrem no ambiente de distribuição, com o produto chegando a seu destino sem danos. Certas vezes, também a embalagem tem a função de proteger o ambiente do produto embalado, no caso de produtos perigosos. O grau de proteção de uma embalagem é definido por meio de testes normalizados. No Brasil,há laboratórios públicos e privados que realizam estes testes. O mais importante laboratório de ensaios em embalagens no Brasil é o do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o IPT, uma empresa pública, referenciado abaixo.





EMBALAGENS PLASTICAS
As embalagens de plástico têm invadido o mercado devido ao seu baixo custo, leveza e versatilidade, e são atualmente muitoutilizadas para óleos alimentares, algumas bebidas e iogurtes.
Os plásticos são sensíveis à oxidação e à temperatura, são inflamáveis e têm elevada permeabilidade quando comparados com o metal ou o vidro.
Na perspectiva da embalagem alimentar, é necessário atender à possível migração dos constituintes do material para os alimentos e à sua eventual toxicidade.
RECICLAGEM
Os plásticos podemsofrer reciclagem de material ou química, operações essas que visam a recuperação de grande parte da energia que fora consumida aquando da sua produção.
A reciclagem química permite obter compostos a utilizar posteriormente na indústria química, através de processos tecnológicos algo complexo, e para os quais é necessário um grande investimento.
No que respeita à reciclagem de material, énecessário fazer uma adequada separação dos diversos tipos de plástico com vista ao seu encaminhamento para as diferentes linhas de processamento.
Todos os plásticos de embalagem podem ser reaproveitados para produção de utensílios como tubos, suportes de canetas, baldes, recipientes, contentores e outros, e podem ainda ser incinerados tendo em vista o aproveitamento do seu valor energético. É importanteno entanto salientar que, devido às migrações, os produtos alimentares não devem ser embalados em plástico reciclado. No que diz respeito ao problema da poluição, os plásticos por si só não libertam substâncias nocivas para o ambiente não sendo, portanto, quimicamente nocivos. Contudo, são bastante poluentes do ponto de vista da estética ambiental.
Composição
O plástico vem das resinas derivadasdo petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas).
A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.
FIQUE POR DENTRO:
A praticidade e a resistência do plástico tornaram este material um dos mais usados no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embalagem para alimentos
  • Embalagens de alimentos
  • Embalagens para alimentos
  • Embalagens para alimentos
  • Embalagens para alimentos
  • Definições de problemas de embalagem.
  • Influencia das embalagens de alimentos
  • Embalagens de papel para alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!