Definições de bioquímica ii

Páginas: 7 (1624 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
TRABALHO DE BIOQUÍMICA II





















TRABALHO DE BIOQUÍMICA II: DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS À BIOQUÍMICA












1. DEFINIÇÃO DE CONCEITOS VOLTADOS A BIOQUÍMICA.

2.1 ÁCIDO GRAXO
Os ácidos graxos são unidades fundamentais da maioria dos lipídeos, são ácidosorgânicos, possuindo 4 átomos a 24 átomos de carbono. Eles podem ser de cadeias curtas (4 a 6 átomos de carbono), de cadeias médias (8 a 12 átomos) e de cadeias longas (mais do que 12). Além do tamanho da cadeia de carbono, os ácidos graxos se diferenciam pelo número e pela posição das duplas ligações. Quase todos possuem número par de átomos de carbono. Os mais abundantes são os com 16 carbonos ou 18carbonos, o palmítico e esteárico, respectivamente. Os de cadeias curtas são mais abundantes na manteiga e na gordura de coco. Os ácidos graxos não são encontrados livres nas células e nos tecidos, mas ligados covalentemente a diferentes tipos de lipídeos. O tipo e a configuração dos ácidos graxos nas gorduras são responsáveis pelas diferenças no sabor, na textura, no ponto de fusão e na absorção.Por exemplo, o ácido graxo oleico, um monoinsaturado com 18 átomos de carbono, é predominante no azeite de oliva, e é responsável pelas características organolépticas desse óleo, como a acidez e o aroma. Os ácidos graxos são classificados como saturados, mono e poli-insaturados, dependendo do número de duplas ligações na sua cadeia de carbonos. Os saturados não contêm dupla ligação entre os átomosde carbono. Os monoinsaturados contêm uma única dupla ligação e os poli-insaturados (linolênico, linoleico e araquidônico) com duas ou mais duplas ligações.

2.2 ALCALÓIDES

Alcalóide é qualquer componente do grupo de compostos nitrogenados orgânicos derivados das plantas. Os alcalóides possuem diversas propriedades farmacológicas, ou seja, podem ser usados na fabricação de remédios.Grande parte dos alcaloides é usada na medicina como analgésicos e anestésicos.

2.3 AMINOÁCIDOS

São ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos. Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesses mesmo carbonoficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R).

2.4 ATMOSFERA CONTROLADA E ATMOSFERA MODIFICADA

Os termos atmosfera modificada (AM) e atmosfera controlada (AC) têm sido usados com diferentes significados e alguns incluem nesses conceitos tecnologias como embalagem a vácuo, inertização com nitrogênio, recobrimento de frutos com ceras ou outros revestimentos, que dealguma maneira irão mudar ou controlar a micro ou macro-atmosfera ao redor do produto fresco. O termo AM se refere ao acondicionamento em que a atmosfera ao redor do produto gradualmente se altera com o decorrer da estocagem, devido à ação do produto e à permeabilidade da embalagem.
O processo de atmosfera controlada consiste na modificação do ar atmosférico num determinado ambiente por meio davariação dos percentuais dos gases que o compõem. O ar atmosférico normal seco é constituído basicamente de: 78,1% de nitrogênio; 20,9% de oxigênio; 0,9% de argônio; 0,03% de dióxido de carbono; 0,01% de outros gases.

2.5 ATP
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituídapor adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. A molécula atua como uma moedacelular, ou seja, é uma forma conveniente da transformação da energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo De Bioquimica II
  • relatório de bioquímica II fermentação
  • Apostila de Bioquímica II
  • Exercícios de revisão bioquímica ii
  • Casos Clínicos Bioquímica II
  • Ad2 2012-1 bioquimica ii
  • Bioquimica II Destila o Caldo de cana
  • Aula prática de bioquimica ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!